Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, março 19, 2005

(363) A Alta Velocidade em Portugal

Eu fico impressionado com o amadorismo com que a questão da Alta Velocidade Ferroviária tem sido tratada em Portugal. Tenho a sensação que ainda nem ultrapassamos o ponto de partida. Nem o trajecto, nem a velocidade do comboio e muito menos o financiamento são consensuais.

Agora surgem novos dados:

- O Governo espanhol, sem avisar o congénere português, resolveu alterar a linha que vai ligar Lisboa a Madrid para poder fazer simultaneamente o transporte de pessoas e mercadorias. Esta alteração implica que a viagem entre as capitais já não possa ser feita em três horas;

- O anterior executivo de Santana apresentou, na campanha eleitoral, um trajecto e uma duração da viagem entre Lisboa e Porto financeiramente mais realista mas que abandonava o projecto duma viagem Lisboa-Porto em 1h10m! Mas até o anúncio de Santana vinha cheio de erros uma vez que a Rave não contemplou a redução da velocidade para passar pelos intercambiadores que penalizam a viagem em 15 minutos extras além do tempo extra que o executivo de Santana recomendou ao misturar rede convencional com rede de alta velocidade.

No meio desta palhaçada sem fim faço questão de deixar aqui a minha opinião! Dado o montante do investimento ou se constroi uma linha Lisboa-Porto em 1h10 e Lisboa-Madrid em 3h com o financiamento bem estruturado ou defendo que se abandone de vez o projecto! A Alta Velocidade só é competitiva, perdoem-me o pleonasmo, se conseguir ser veloz. Soluções intermédias, indecisões constantes e avanços e recuos num projecto com este risco cheiram-me a desastre financeiro! Espero que o actual Governo resolva duma vez por todas este imbróglio!

Nota adicional: Alguém consegue explicar como António Mexia apresentou, em plena campanha, um projecto desta importância como um simples somatório de tempo na rede convencional com tempo na rede de alta velocidade? Que estudo se terá baseado o ministro para nem contemplar a redução que os intercambiadores provocam no tempo da viagem? Quanta incompetência e ligeireza a gerir o nosso dinheiro...

1 Comments:

  • At 12:05 da manhã, Blogger Unknown said…

    Tens razão, a Alta Velocidade ou é Alta ou é desperdiçar dinheiro.
    O executivo do Cavaco silva deixou-se enrolar pelo Filipe Gonzalez que ao fazer a linha Madrid-Sevilha tomou decisões sobre toda a Península Ibérica sem dizer nada ao Cavaco que, claro, não sabia de nada.
    Depois o Guterres tentou emendar a mão mas não conseguiu.
    Em seguida veio o Durão que baixou completamente as calças ao Aznar.
    O governo do Santana ainda disse algumas coisas acertadas mas depois estragou tudo ao apresentar aquele plano idiota durante a campanha eleitoral.
    A ver o que é que este governo vai fazer.
    Não tenho no entanto muita esperança...

     

Enviar um comentário

<< Home