Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, abril 03, 2005

(384) No Estádio do Dragão: Futebol Clube do Porto, 1 - Gil Vicente, 0

Actualmente ir ver jogos ao Estádio do Dragão é correr o risco de não ver futebol. E confirmou-se o meu receio, vi muito pouco futebol. Mas o mais importante, nesta fase do campeonato, não são as exibições. O importante era fazer três pontos, quebrar o ciclo de três derrotas e acabar com a maldição de não ganhar em casa. Por tudo isto este resultado é importante. Adicionalmente Postiga marcou o primeiro golo da época ao serviço do Porto apesar de ter falhado pelo menos mais dois golos feitos.

A equipa do Porto continua a ser muito inconsequente no ataque. Os jogadores não sabem desmarcar-se e não têm entrosamento! Do meio campo para a frente só Postiga e Ibson fizeram uma boa exibição (e Diego a espaços). É preciso também compreender que esta equipa tem uma média de idades muito baixa e no ataque muitos deles não têm mais que 20 anos. Na segunda parte a entrada de Leandro do Bonfim (substituíndo Quaresma) deu mais velocidade e criatividade ao ataque do Porto e finalmente vi um esboço de futebol.

Este é mesmo um ano de transição já que o Porto tem margem de progressão (se estabilizar o plantel) porque a equipa é jovem e com muitos jogadores em fase de adaptação. Mas não deixa de ser uma caricatura grosseira da equipa do ano passado.