Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, maio 30, 2005

(431) O “Não” Francês



A França recusou, sem margem para dúvida, o Tratado de Constituição Europeia. Lamento porque continuo a achar que era um bom documento!

Na minha opinião o real perigo duma Europa liberal pode resultar da não ratificação do referendo porque uma Europa com um espaço económico livre e com um único mercado sem instituições supra nacionais é que é uma concepção liberal da sociedade.

Fico sem perceber se depois de Durão ter dado tão forte contributo para o “Não” vencer em França se ele também quer contribuir para o fim da União Europeia ao insistir em apoiar referendos a um documento que morreu ontem. Não tem lógica! O "acordo" era claro! Se um país rejeitasse o tratado este era pura e simplesmente enterrado. Parece-me muito mais lógico esquecer a Constituição de vez e trabalhar para que se chegue a um acordo (de preferência simples e com menos páginas) quanto à reformulação do sistema de votação dos países na União Europeia para fazer face ao alargamento. Essa deve ser a nova prioridade da Comissão Europeia para que a Europa não paralise.

1 Comments:

  • At 1:41 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Viva lazuli,

    O artigo está soberbo. também espero que a Europa acorde e deixe de se auto mutilar.

    Beijos,

     

Enviar um comentário

<< Home