Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, setembro 19, 2005

567. Metro no Porto: Inauguração da Linha Amarela



O Metro ligeiro no Porto tem uma nova linha (a Amarela) que começa (ou acaba) no Pólo Universitário (no futuro será no Hospital de São João) e acaba (ou começa) em Vila Nova de Gaia. Este mega investimento vai provocar uma verdadeira revolução na mobilidade no Porto e, a título pessoal, vai ter bastante utilidade. Como brinde esta obra reabilita a mais bonita ponte do país, a Luís I, e torna muito mais agradável a Avenida da República em Gaia. Só espero que o projecto de Siza Vieira e Souto Moura não torne a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade (Porto) num espaço menos agradável do que era. Dou o benefício da dúvida porque respeito estes profissionais mas como admirador do anterior aspecto daquela zona fico apreensivo...

Já referi neste blogue que os transportes públicos são fulcrais para revolver o problema da dependência energética, da poluição, da vitalidade das cidades e da qualidade de vida. Por tudo o que o Metro vai provocar de mudança de hábitos dos portuenses (ainda impossível de quantificar e dependente duma política pública de desincentivo aos automóveis - basta, por exemplo, começar - sim, começar, não leram mal - a multar os automóveis mal estacionados) já é considerado por mim um investimento modelo! Em 3 anos o Metro já mudou a cidade do Porto e duma forma extremamente positiva até porque o facto de ser, em grande parte dos percursos, de superfície foi uma surpresa agradável ao nível do impacto visual.

6 Comments:

  • At 5:53 da tarde, Blogger mfc said…

    Uau... a Linha Amarela vai fazer muito jeito às minhas filhas que podem agora ir da Trindade Para o Polo Universitário atrás do S. João.

     
  • At 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Caro Ricardo
    Concordo com o post e lamento que o site do Metro do Porto não saiba fazer o que o meu caro amigo fez: inserir um mapa fácil de entender, de leitura simples e nítido, pelo menos após ampliar.
    Na verdade - e isto é a minha opinião pessoal - o site do Metro é dos mais complicados.
    Por exemplo, partindo da pg. inicial, clicando em Viajar, surge um mapa em pdf, sem estações; vai-se ao mapa detalhado interactivo (Map Guide), idem; idem em Sistema e em Todos os percursos do Metro; idem em Mapa do site, Viajar, Percursos; Em Sistema, "rede" está inactivo...
    Sim, já vi uma ou outra vez o mapa completo, tão grande que quase sai dos limites do monitor!... E quando isso acontece é porque calhou. Ou seja, o Metro teria que me mandar um tutorial detalhado para poder chegar ao mapa.
    Tenho aqui à minha frente o "Journey planner", "Underground", que trouxe de Londres. Cabe num bolso. Mede 15cmx7,5cm., desdobrado fica com 22,5cmx15cm! E no verso ainda tem "Index to stations" e Explanation of symbols" - e trata-se de uma das mais extensas redes metropolitanas do mundo! Com este pequeno mapa ia com a maior facilidade a qualquer ponto da rede.
    O "seu" mapa, sendo o melhor que vi, é ainda assim maior que o de Londres! Mas, pelo menos, o Metro fazia bem em disponibilizar, na homepage, um nome que inequivocamente nos abrisse um mapa "decente" como esse.
    Dito isto, tenho que me preparar para uma resposta sua do tipo: "mas este mapa foi copiado do site Metro do Porto". Se assim for, continuo a dizer que "não me entendo" com o site!
    Abraço do a.castro

     
  • At 2:40 da manhã, Blogger Ricardo said…

    A. Castro,

    Tens toda a razão! O sítio do Metro do Porto é confuso. E realmente fazem falta aqueles pequenos mapas de bolso que a maioria das companhias de metro na Europa disponibilizam. Eu, pelo menos, nunca vi disponibilizado. Existem não só em Londres mas também noutras cidades europeias como Viena, Praga, Budapeste, entre outras.

    O mapa que coloquei aqui foi feito e disponibilizado por uma página especializada no fenómeno das ferrovias e não é, sem surpresa, um sítio nacional. Encontrei o mapa pelo google images digitando a pesquisa "Metro Porto". A imagem está disponibilizada no sítio http://www.urbanrail.net/eu/por/porto.htm

    Obriigado pela visita e abraço,

     
  • At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Ricardo,
    Agradeço o sítio, mas por acaso não comecei por aí. Fui logo ao Google e fiz como tu (por momentos esqueci-me que o Google resolve...): digitei "images Metro do Porto". Os resultados, que nem vi todos, são espectaculares. Encontrei a página do "teu" mapa (que já está bookmarked), mas não só. As várias dezenas (só num sítio!) de imagens mostradas excedem em muito o que se encontra no Metro do Porto!
    Quer dizer, O Google é que faz o trabalho de casa da casa que é dos outros! O Metro do Porto podia até aproveitar esse trabalho!...
    Fiquei mais "tranquilo" ao saber que a tua apreciação sobre o Metro do Porto coincide com a minha.
    Obrigado, um abraço do a.castro

     
  • At 12:39 da manhã, Blogger H. Sousa said…

    Já referi neste blogue que os transportes públicos são fulcrais para revolver o problema da dependência energética, da poluição, da vitalidade das cidades e da qualidade de vida.

    Apoiado! É tão mais agradável uma cidade sem poluição...

    Ricardo, eu vou andar um pouco arredado, mas continuarei a seguir os blogues habituais.

     
  • At 7:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vivam
    Convido vos a ler
    Mais amarelo e menos verde nos ALIADOS
    MDLR

     

Enviar um comentário

<< Home