Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, setembro 15, 2005

558. Autoeuropa e outras novidades do mercado automóvel




Depois da euforia desmedida na Comunicação Social porque o novo Golf 4*4 Marrakesch ia ser produzido em Palmela agora há um enorme silêncio! Parece que o construtor germânico mais não fez do que usar Palmela para chantagear os sindicatos alemães. O novo modelo da Volkswagen sempre vai ser produzido na fábrica de Wolfsburg. Passamos novamente da euforia para a desilusão...

Para não ser tudo más notícias a Inapal (em parceria com a Peguform Ibérica) vai investir 19 milhões em Palmela numa unidade de produção de componentes para o Volkswagen Eos. Este investimento vai criar 191 postos de trabalho.

Para finalizar não vou falar do aumento dos prejuízos da Vista Alegre nem do aumento dos lucros do Finibanco mas sim das boas notícias para os ambientalistas e para os cidadãos em geral que chegaram do Japão. A Toyota vai passar a produzir só carros híbridos (menos consumo de gasolina e menos gases poluentes) o que vai diminuir bastante a dependência em relação aos combustíveis fósseis. A empresa quer baixar para metade a diferença entre os custos de produção destes carros e os carros convencionais. E que tal mais incentivos fiscais para os carros menos poluentes? Já houve a modificação no cálculo do imposto automóvel prometido pelo Governo para este tipo de carros?

2 Comments:

  • At 10:51 da tarde, Blogger mfc said…

    Diminuição de quê??!!
    Nem pensar...
    Quanto àsmanobras das multinacionais, elas também vieram para cá por deslocalização...
    Nessa altura foram outros, quem "chiou"!

     
  • At 11:53 da tarde, Blogger Ricardo said…

    mfc,

    Exactamente... só criticamos os movimentos de Globalização quando uma empresa sai de Portugal mas quando entra ninguém apresenta queixas da globalização.

    Quanto aos carros híbridos não sou especialista mas parece que permitem um consumo de gasolina e uma emissão de gases bastante menor em comparação aos carros convencionais.

    Abraço,

     

Enviar um comentário

<< Home