Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, setembro 11, 2005

551. Banda Desenhada: Planetary, volume 3

Hoje vou escrever sobre algo diferente. É fim de semana e ninguém quer ler notícias relacionadas com economia ou política e acredito que muitos não queiram ler nada sobre desporto (grande golo do Quaresma, não acham?). Por isso vou escrever umas linhas sobre um álbum, lançado há pouco tempo, de Banda Desenhada.

Planetary é um bom exemplo da boa banda Desenhada que os Estados Unidos da América fazem actualmente. Esqueçam os super heróis bidimensionais que estão habituados a ver chegar do outro lado da Atlântico e arrisquem nesta aventura de reconstituição da história da humanidade. Não é uma reconstituição baseada em factos históricos mas sim no Guia do Planeta (“Planetary Guide”), livro lançado anualmente sobre os mais estranhos acontecimentos que o planeta Terra (e planetas e dimensões vizinhas) produziu! E quando digo que são estranhos não estou a exagerar. Aqui há espaço para a magia, a religião, o encontro ficcional com personagens históricas e tudo o que possam imaginar.

Muito bem escrito (Warren Ellis) e desenhado (John Cassaday), Planetary é um álbum que recomendo. Acabei de ler o terceiro volume logo quem ainda não leu nenhum ainda tem muito para recuperar.

*Tópicos Relacionados:
Memórias do Filho do 25 de Abril: Nona Arte – Banda Desenhada






(Clique nas imagens para ampliar)