Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, setembro 21, 2005

569. Debate SIC Notícias - Porto


Fotografia de autoria de Miguel Lacerda

Confesso que fico irritado com esta forma de fazer política que se instalou no país de que temos que adaptar a condução do país ou duma cidade aos objectivos financeiros. Afinal o que é ser rigoroso nas finanças quando estamos a falar duma câmara, por exemplo? É pensar nas necessidades dos cidadãos e usar um critério de prioridades conforme os recursos disponíveis. E depois utilizar esses recursos de forma transparente na resolução dos problemas das pessoas. O que me irrita é que se chegue ao fim dum mandato e o balanço do mandato seja o equilíbrio financeiro. Isso está sub entendido, não é um fim em si mesmo.

O Porto é a segunda cidade do país e o Presidente da Câmara desta cidade não pode resumir o seu balanço à redução da dívida aos fornecedores. A herança foi má e isso é evidente, mas fiquei com a nítida sensação pelas palavras de Rui Rio no debate que a inacção foi constrangedora. Já tinha essa suspeita mas fiquei ainda mais certo disso através dos silêncios embaraçosos de Rio a alguns números e situações que os outros candidatos lançaram e com as suas próprias palavras, muito cauteloso quanto ao trabalho realmente efectuado. Não vou fazer um balanço exaustivo deste mandato mas em quase todas as áreas vejo inacção. Ficou também por explicar a razão das avultadas obras na Boavista para linhas de metro ainda não aprovadas e fiquei algo chocado na insistência em tornar estas eleições um referendo à sua solução no túnel de Ceuta uma vez que não podem ser os cidadãos duma cidade a decidir sobre uma solução que viola a lei geral.

E quanto aos outros candidatos? Só digo que o Porto merecia bem melhor..

1 Comments:

  • At 2:27 da tarde, Blogger mfc said…

    Vi o debate...mas quanto a esclarecimento, apenas vi ataques e mais ataques!
    Estes debates para nada servem.

     

Enviar um comentário

<< Home