Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, setembro 27, 2005

578. A exigência democrática




No próximo dia 9 de Outubro não vai estar só em jogo a eleição dos orgãos autárquicos. Também vai estar em jogo um sinal dos portugueses para o que realmente exigem da vida democrática.

Eu acredito que a presunção da inocência é um dos pilares do Estado de Direito mas também sei que os titulares de cargos políticos têm a obrigação de promover a transparência junto aos seus eleitores. E nos diversos casos de autarcas a braços com a justiça essa transparência tem sido evitada. Não posso exigir que deixem de ser candidatos à espera duma decisão da justiça e muito menos defendo que vejam os seus direitos limitados mas posso e devo exigir dos meus futuros representantes uma postura cívica de total esclarecimento, dentro do que lhes é permitido pelos tribunais, do que é que realmente se passou:

- Assim a Fátima Felgueiras exigia-se um cabal esclarecimento das contas da Câmara, dos negócios pouco claros e das suas formas de financiamento;

- A Isaltino Morais exigia-se que explicasse a sua real ligação e a proveniência do dinheiro que está colocado numa conta no estrangeiro;

- A Avelino Ferreira Torres exigia-se a explicação dos contornos dos inúmeros casos em que está envolvido desde a construção da sua casa em terrenos protegidos até à sua ligação com o seu ex-braço direito;

- A Valentim Loureiro exigia-se uma clara exposição de todas as transacções com empreiteiros assim como o esclarecimento em relação às ligações entre a política e o futebol.

Não percebi, da parte de nenhum dos candidatos, essa preocupação em explicar aos eleitores que nunca traíram a sua confiança e que empreenderam uma gestão criteriosa dos seus destinos, dentro da legalidade vigente. A partir do momento em que se candidatam perdem o direito a não ter que esclarecer publicamente os seus eleitores sobre estas situações.

Mas não estou preocupado com as suas candidaturas já que são democráticas e estão inseridas na lei. Estou preocupado com a falta de exigência por parte dos eleitores em relação a estes esclarecimentos. Se, de facto, as eleições do próximo dia 9 confirmarem a eleição de algum destes candidatos (ou de todos) o que é que isso diz da nossa exigência democrática e da real preocupação com o país por cima dos interesses regionais (e pessoais porque tudo está interligado com redes de favores pessoais, legais ou ilegais)? Será ou não a prova cabal que temos os políticos que merecemos e que estes não são mais que um reflexo dos próprios portugueses? Costumam dizer que o voto é um exercício de bom senso mas será que o voto nestas pessoas, incapazes de expressar mais do que interesses pessoais e regionais ignorando a responsabilidade de serem transparentes dentro dos limites do segredo de justiça, confirma isso?

6 Comments:

  • At 3:14 da tarde, Blogger Bruno Gouveia Gonçalves said…

    "Estou preocupado com a falta de exigência por parte dos eleitores em relação a estes esclarecimentos."

    No fundo, é necessário "ensinar" aos cidadãos o verdadeiro sentido da democracia.

     
  • At 7:54 da tarde, Blogger mfc said…

    Não acredito na clarividência do povinho... esses sacripantas serão eleitos!

     
  • At 9:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é, meu caro amigo! Pela parte que me toca, fartei-me de tanta pouca vergonha, de tanta falta de ética e de leis tão estúoidas e que além disso só são cumpridas na conviniencias das malditas oligarquias, que como carraças se agarraram ao poder. Passe pelo meu sítio e veja o que penso disto tudo. Um abraço deste Velho desiludido.

     
  • At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não é preciso ensinar aos eleitores.
    Apenas perguntar a nós mesmos que JUSTIÇA temos.
    Só o Sr. Silvino está na cadeia.

    (risos,pf)

    Se Eu não me chamasse FF, estava certamente num calabouço!, ou não?
    Querem-me convencer que nunca encontraram o Avelino?

    As traduções dos documentos do Isaltino não foram feitas por falta de Verba?

    O Valentim tem um cadastro criminal de 35 anos,não é suficiente?

    O Povo tem a culpa,é burro?

    E agora vão fazer greve!
    Sempre estiveram!

    E há mais 7 dezenas

     
  • At 12:04 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Ricardo, a minha vénia a este post.

     
  • At 12:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A lei eleitoral não deveria, em minha opinião, permitir a candidatura de fugitivos à justiça, para manter um grau de ética e moral na politica.

     

Enviar um comentário

<< Home