Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, setembro 28, 2005

579. O estilo Co Adriaanse



“Sejam bem-vindos. Eu sou o Co Adriaanse e espero que apreciem o espéctáculo que é o futebol”
Citação da primeira frase de Co Adriaanse no balneário do Porto


Sou adepto do Futebol Clube do Porto e isso afecta, obviamente, a minha capacidade de imparcialidade. Mas como aplico neste blogue a regra de que o futebol só deve ser evocado quando há importantes conquistas ou é feito algo para a sua melhoria (nunca escrevi sobre arbitragens ou declarações de dirigentes) não podia deixar de apoiar a lufada de ar fresco que Co Adriaanse trouxe ao futebol português.

“I don't hope it will be zero-zero. A lot of money for no goals.”
Co Adriaanse antes dum jogo entre o Ajax (equipa que treinava) com o NAC


Tanto Co Adriaanse como Ronald Koeman são acima de tudo homens extremamente educados e só depois são treinadores de futebol. E o holandês que treina o principal clube da cidade do Porto tem uma filosofia do jogo que recupera o espírito inicial deste desporto. Adriaanse não é um treinador obcecado com os resultados, nem com o futebol científico, nem com o futebol defensivo e nem vive deslumbrado com o dinheiro que o jogo movimenta. Simplesmente preocupa-se com o espírito do futebol, leia-se, com a obrigatoriedade do futebol proporcionar espectáculo. As suas equipas nunca terão os sucessos que Mourinho teve porque estão vocacionadas para atacar do início ao fim e, por isso, são equipas pouco eficazes a segurar a bola ou a defender. Também há espectáculo no rigor táctico das equipas de Mourinho mas o tipo de futebol de Adriaanse é mais ingénuo e, por isso, mais atraente. A derrota com o Glasgow Rangers é um bom exemplo do seu futebol quixotesco.

O futebol português é um futebol pouco competitivo e pouco atraente para os espectadores. Se temos que pagar quantias avultadas para assistir a um jogo não podemos ter jogos como os que temos. A média de espectadores na última jornada em jogos em que não estiveram envolvidos os três grandes foi de 3470 e no Leiria-Nacional e no Naval-Rio Ave estiveram, respectivamente , 500 e 600 pessoas a assistir aos jogos. Co Adriaanse já levou 128047 espectadores em três jogos ao Dragão. Aqui está a regra para o sucesso do nosso futebol e não este futebol científico e defensivo que anda a ser praticado. Até os adeptos do Benfica devem estar mais satisfeitos com o nível exibicional que Koeman está timidamente a impor à equipa em relação ao futebol desinteressante de Trapattoni.

Outra questão que Adriaanse colocou e criou consensos foi na questão da disciplina. O que este treinador exige à sua equipa em termos de disciplina (até agora a segunda equipa mais bem comportada) também veio exigir ao futebol português. A regra dos cinco amarelos para cada suspensão é anti desportiva e incita o jogo duro e defensivo. Adriaanse defendeu um sistema diferente. Por exemplo podia mudar, na minha opinião, para 5 amarelos para a primeira suspensão, 3 para a segunda e um amarelo para cada suspensão seguinte. A discussão sobre as regras do futebol português ganhou outro destaque com as duras críticas de Adriaanse à protecção do anti jogo.

Não sei se este treinador vai ser capaz de conquistar muitos troféus (acho que ainda não tem nenhum) mas se conseguir continuar a fazer do futebol algo que dá prazer em assistir tem todo o meu apoio...

2 Comments:

  • At 11:53 da manhã, Blogger Senador said…

    Bom dia Ricardo,

    Eu gosto muito do estilo do Adriaanse, acho que o Porto joga para o espectáculo, acho ainda óptimo que a maior parte dos jogadores não tem sequer 25 anos, o que dá para construir uma equipa magnifica para o futuro, mas há coisas que não podem acontecer.
    Estou a referir-me ao jogo de ontem e ao do Rangers. Uma equipa que domina, como o Porto faz, não pode sofrer golos infantis nem deixar escapar resultados tão certos como o 2-0 de ontem aos 40 minutos de jogo.
    Existe ali uma falha na defesa que não tem estofo para certas situações. Falta ali o Jorge Costa, ou outro qualquer, para dar uns berros bem dados, pôr a equipa em sentido quando esta se distrai demais.
    Espero que Adriaanse continue na equipa e jogue sempre para dar espectáculo mas tem de trabalhar mais a defesa porque assim não vamos lá.

    Abraço

     
  • At 12:31 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Senador,

    Tens toda a razão. É mesmo quixotesco estar no último lugar do grupo da Liga dos Campeões com... o melhor ataque do grupo. Deve ser inédito...

    Depois a soma de remates do FCP nos dois jogos que efectuou até agora ultrapassa os 50 enquanto a quantidade de remates sofridos é menor que... 10!

    Adriaanse é mesmo diferente! Custa perder desta maneira mas quero que a equipa continue ofensiva. Precisamos é de mais concentração e consistência.

    Abraço,

     

Enviar um comentário

<< Home