583. Autárquicas 2005: A nossa responsabilidade
Há sintomas duma doença graves no nosso Sistema Democrático! Mas parece que a moda é criticar sem tréguas os políticos. Estou farto! Parece que não há responsáveis por esta situação a que chegamos sem serem os "malandros" dos políticos. Não temos o país que queremos mas a culpa não é nossa, é daqueles "gajos" que só querem "tachos", que estão "comprados pelas grandes corporações de interesses" e que só estão na política porque não arranjam trabalho em mais lado nenhum. Isto tudo é um claro exagero e uma perigosa generalização que só serve para uma desresponsabilização geral e para afastar ainda mais os mais qualificados da política.
Os políticos são o bode expiatório de tudo o que corre mal. Não há ninguém a fugir aos impostos neste país, a ser laxista no seu local de trabalho, a enriquecer de forma estranha, a requerer baixas fraudulentas, a acumular o subsídio de desemprego com o ordenado ou a pedir cunhas em tudo o que é serviço? E mais... haverá exigência democrática e cívica em relação aos destinos do país? É que para além dos políticos serem um reflexo dos portugueses (sem tirar nem pôr) também são o resultado directo da nossa exigência enquanto cidadãos...
Se está na moda sermos populistas e demagógicos então também vou ser. Porque é que temos melhores supermercados que políticos? É simples! Porque somos mais exigentes como consumidores do que como cidadãos!
Temos vários candidatos que são arguidos e, como já tive oportunidade de defender, perderam a reserva de explicarem publicamente o que aconteceu ao dinheiro colectivo quando optaram pela recandidatura. Os cidadãos têm que exigir explicações sobre o seu próprio futuro e sobre a forma como o seu dinheiro é gasto, leia-se, podem e devem exigir transparência!
Se um (ou alguns, ou todos) destes candidatos ganhar que conclusão podemos tirar? Que, surpresa das surpresas, os partidos fizeram o seu papel e que, surpresa das surpresas, que os "gajos" que querem que o país seja uma rede de interesses e de tachos são os... cidadãos! Parece que os responsáveis por tudo o que corre bem ou mal neste país afinal somos nós e não só os partidos. Estes, afinal, são apenas um reflexo de todos nós e do nosso grau de exigência.
18 Comments:
At 8:01 da tarde, mfc said…
Gostei dessa pancada que deste nos portugueses... é bem merecida!
At 8:22 da tarde, H. Sousa said…
Parece que não há responsáveis por esta situação a que chegamos sem serem os "malandros" dos políticos. Não temos o país que queremos mas a culpa não é nossa, é daqueles "gajos" que só querem "tachos", que estão "comprados pelas grandes corporações de interesses" e que só estão na política porque não arranjam trabalho em mais lado nenhum.
APOIADO!
At 12:32 da tarde, Unknown said…
Ricardo,
Tens uma certa razão no que dizes.
Mas, a meu ver, a questão é mais complexa.
Actualmente o poder já não reside em Portugal, o poder reside em Bruxelas e Frankfurt.
Por isso votamos em politicos que depois não têm margem de manobra para fazer o que prometeram pois têm de se vergar aos ditames de Bruxelas e Frankfurt.
Resultado, dizemos mal dos políticos e quatro anos depois votamos noutros que vão fazer exactamente o mesmo...
E, nota, isto não acontece só em Portugal, acontece por toda a Europa.
Um abraço
At 2:13 da tarde, Ricardo said…
mfc,
O meu objectivo não é dar "pancada" nos portugueses! Realmente acabei por fazê-lo mas por cansaço em ver todos a lavarem as mãos em relação aos problemas nacionais.
Abraço,
At 2:16 da tarde, Ricardo said…
Viva TNT,
Percebo a tua ironia! Não contesto o que defendes... mas será tudo assim tão branco e preto? Será que os políticos são piores ou melhores que qualquer um de nós? Será que somos bons cidadãos? Não sei se é tudo tão linear...
E já agora... nos casos das autarquias que mencionei será que os partidos não fizeram a sua quota parte? Será que os cidadãos vão fazer a sua quota parte?
Abraço e bom fim de semana,
At 2:17 da tarde, Ricardo said…
Conchita,
E que grande chatice! Mas é possível mudar, sou um eterno optimista ;-)
Um beijo,
At 2:23 da tarde, Ricardo said…
Viva Raio,
Compreendo que discutir a UE é sempre importante mas, neste caso, só serve para, mais uma vez, arranjar um alibi para tudo o que podemos mudar e não mudamos.
A UE tem muitos defeitos mas não é a culpada de existirem fugitivos à justiça, sacos azuis, contas na Suiça, corrupção no futebol, negócios com empreeiteiros e outras situações. Nem é a culpada dos suspeitos destas acções irem ou não ser eleitos no Domingo.
Não podemos continuar a generalizar e culpar os políticos de todos os nossos males. Há políticos bons e maus e estes são apenas um reflexo dos cidadãos e do nosso grau de exigência.
Abraço e bom fim de semana,
At 10:20 da tarde, H. Sousa said…
Ricardo:
A verdade é que os que lutam pelo poder, fazem-no, como qualquer outro cidadão, para obter benesses para si e para os protegidos, em suma, para deter o poder. Um poder do mesmo tipo de qualquer máfia. É uma luta terrível e só os mais mal-formados têm estômago para essa luta. Nenhum deles pretende lutar pelo povo em geral. O que eles todos querem é ser os que mandam e detêm o poder de fazer o que lhes for mais conveniente para atingir os seus fins: dinheiro!
At 10:57 da tarde, pindérico said…
Há muitos muitos anos o tal "Estado Novo" usava e abusava do slogan "O exército é o espelho da Nação"!
Muitos se indignavam; percebia-se a mensagem!
Outros aplaudiam; faziam outra leitura!
A verdade veio em 25 de Abril! O exército espelhava, de facto, o sentir da Nação!
Uma razão para lamentar não termos hoje exército?
Não. Agora somos nós a Nação...mas parece que não temos espelho onde nos possamos ver!!!
Tens toda a razão, meu Amigo!
At 12:07 da tarde, Ricardo said…
TNT,
Não contesto nada do que defendes! Falta é uma variável na equação que não posso ignorar...
Abraço,
At 12:10 da tarde, Ricardo said…
Pindérico,
Nem mais! Assusta olhar para o espelho...
Temos, acima que tudo, de deixar de ter bodes expiatórios e, ao mesmo tempo, sermos mais exigentes em relação aos que nos governam.
Abraço,
At 3:22 da tarde, Anónimo said…
só posso estar de acordo. Somos todos muito bons e os culpados são os outros. Os que estão à frente, os que estão atrás. E os que estão de fora? Temos de arranjar bodes expiatórios, para aliviar as nossas consciências. Parabens pelo artigo, subscrevo integralmente. Também postei sobre isto. http://spaces.msn.com/members/sucatinha/Blog/cns!1pBikUcmtuRdl2TOBeRWDKsg!1652.entry
Não tenho estado por aqui, porque tenho estado por dentro.
At 8:17 da tarde, bravo said…
Tantos dizem mal dos políticos e comportam-se da mesma forma noutros campos (profissional, p.ex.). O que nos faz pensar que se se tornassem políticos não seriam muito diferentes daquilo que criticam. Eu acho que o povo (qualquer povo) tem os políticos que merece. Ou que exige, o que vai dar no mesmo.
At 12:15 da manhã, Anónimo said…
É uma boa reflexão!Porquê que aquele que tanto critica o poder, quando lá chega comporta-se da mesma forma?Mesmo assim o voto é uma arma.Bom domingo
At 7:36 da tarde, Anónimo said…
Sim, realmente já é tempo de responsabilizar os cidadãos-só-quando-dá-um-certo-jeitinho pelos políticos que temos.
Tenho andado a cuscar o teu blog. Gosto muito.
Olha a Mafalda ali ao lado =)
At 11:36 da tarde, Pedro F. Ferreira said…
Como sabes, subscrevo.
At 10:43 da manhã, Unknown said…
Ricardo,
"Não podemos continuar a generalizar e culpar os políticos de todos os nossos males. Há políticos bons e maus e estes são apenas um reflexo dos cidadãos e do nosso grau de exigência."
Só podemos exigir algo a alguém quando esse alguém tem meios de cumprir as nossas exigências.
Actualmente, com o verdadeiro poder a residir fora de Portugal, os políticos portugueses não têm meios para cumprir o que lhe exigimos.
Resultado, promete-se para ganhar e depois não se cumpre porque não se tem forma de o fazer.
Isto envenena toda a política portuguesa e, claro, faz baixar a qualidade dos políticos.
Um cidadão honesto e inteligente desiste rapidamente de fazer carreira na política.
E enquanto este problema não for resolvido e enquanto não dermos o poder aqueles em que podemos votar o país "avança" numa descida que conduz à extinção...
Um abraço
At 1:56 da tarde, Ricardo said…
Raio,
Vou repetir!
Não contesto o que estás a defender mas não é esse o objecto da minha discussão!
Eu falo da nossa responsabilidade, da nossa exigência em situações como as que se verificaram em Felgueiras e Gondomar. Quando pactuamos com "fugitivos à justiça, sacos azuis, contas na Suiça, corrupção no futebol, negócios com empreeiteiros e outras situações" estamos a dar um sinal muito preocupante. Eu acredito que se houvesse um sentido de cidadania mais exigente em Portugal estaríamos muito melhor, mas mesmo muito melhor.
Abraço,
Enviar um comentário
<< Home