Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, novembro 23, 2005

634. Desafio de comparar candidatos com quadros

Devo confessar que fiquei surpreendido com algumas das escolhas de quem aceitou o desafio de relacionar os quadros com os candidatos do último post. Mas, no fundo, este exercício ajuda a explicar que o mundo não é visto só duma perspectiva e que todas são válidas. As minhas sugestões:

1. Andy Warhol - Turquoise Marilyn: Quando vi este quadro lembrei-me logo do Francisco Louçã por duas razões. A primeira porque é o candidato que mais tenta parecer “moderno” e a cultura pop ainda tem essa aura do “moderno” – apesar do moderno ser mais antigo do que o contemporâneo – e porque a Marilyn merece está “olhos nos olhos” a marcar a sua diferença! Metade dos que responderam fizeram esta associação e os restantes associaram três vezes a Mário Soares e uma vez a Manuel Alegre. Curiosa associação a de Marilyn a Soares. Será que este candidato está mais próximo do BE que todos pensávamos?

2. Joan Miró - Singing Fish: Eu escolhi Miró para representar a campanha de Soares por duas razões. A primeira é porque a confusão de cores representa bem a quantidade exagerada de ideias que Soares lança para a campanha e depois porque é a campanha que, até ao momento, mais côr teve. Só uma pessoa concordou comigo. Metade dos votos foram para Jerónimo de Sousa seguido de Francisco Louçã. Que será que os meus caros leitores associaram no “Singing Fish” a Jerónimo?

3. Pablo Picasso - Don Quixote: Eu associei este quadro ao idealismo utópico de Manuel Alegre mas é curioso que foi o único quadro que teve associações a todas as candidaturas. Se Alegre e Jerónimo, com duas associações cada, não foram surpresa já Cavaco ter duas associações a este quadro foi uma completa surpresa. Apenas porque o tecnocrata pragmático não me parecia nada dado a utopias.

4. Pablo Picasso - Old Guitarist: Este quadro foi uma maldade. Quem o escolhesse revelava em quem não ia votar porque lembrou-me um homem acabado e ultrapassado. Pensei em Jerónimo de Sousa. A maioria associou a Cavaco logo seguido de Alegre e Jerónimo. Curioso, não é? Parece que o “mais velho” só teve direito a uma associação...

5. Salvador Dali - The Ship: Este era o melhor quadro que encontrei para descrever Cavaco sem o antagonizar abertamente. É o homem do leme, solitário e com o mundo às costas. De facto houve três associações (em oito) a Cavaco mas tanto Soares como Alegre também ganharam a corrida da candidatura mais solitária.

Posso garantir que foi um passatempo divertido para mim!

1 Comments:

  • At 6:58 da tarde, Blogger mfc said…

    Não escolhi nenhum, mas foi giro ver a tua análise e as escolhas feitas.
    É um jogo engraçado, mas prefiro a dura realidade.
    Para mim, a única coisa que realmente me interessa é a derrota de Cavaco.

     

Enviar um comentário

<< Home