Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

segunda-feira, janeiro 30, 2006

761. A Burocracia


Burocracia - Quino

Fui à procura da definição de burocracia. Dizem-me os entendidos na matéria, quem faz os dicionários como se isso fosse o supra sumo das definições, que burocracia é um "modo de administração em que os assuntos são resolvidos por um conjunto de funcionários sujeitos a uma hierarquia e regulamento rígidos, desempenhando tarefas administrativas e organizativas caracterizadas por extrema racionalização e impessoalidade, e também pela tendência rotineira e pela centralização do poder decisivo"! Acrescentam a enigmática frase, "classe dos funcionários públicos, especialmente os funcionários do Estado"! Se a nossa Constituição foi escrita por políticos com afinidade com a esquerda eu diria que este dicionário foi escrito por liberais.

Tentei então saber o que é um burocrata e este é um "funcionário público, em especial o funcionário do Estado que segue impreterivelmente os formalismos de secretaria; o que faz parte da burocracia"! Vou dar um prémio à Priberam por esta visão da burocracia tão apolítica. Vou descrever o que eu entendo por burocracia ou burocrata e ou vamos chegar todos à conclusão que a banca e seguros, por exemplo, são geridas por funcionários públicos ou que este termo é, de facto, bem mais lato. Só quem nunca pediu ou viu pedir um empréstimo com fiador para comprar um frigorífico não sabe do que estou a falar (neste caso escrever, mas soa melhor assim).

Segundo este distinto dicionário então o Governo, com as suas recentes medidas contra a burocracia, quer atingir com violência os funcionários públicos. No meu entendimento deste assunto uma burocracia é toda a acção que é desempenhada, no sector público ou privado, que se revela excessivamente morosa ou zelosa e cujo benefício é discutível do ponto de vista de quem exige essa acção e de quem a desempenha! Por alguma razão não me deixam escrever um dicionário.

E eu que ia escrever um texto sobre as medidas do Governo! Parece que vai ter que ficar para amanhã para não obrigar os meus caros leitores a depararem-se com textos de dimensão pouco apropriada a um blogue...

Technorati Tags: , ,

3 Comments:

  • At 6:18 da manhã, Blogger pedro oliveira said…

    Não é por acaso que burocracia é uma palavra de origem francesa.
    Burocracia é complicar em vez de simplificar.
    É tratar "complicadamente" à francesa o que poderia ser, facilmente, resolvido à inglesa.

    [obrigado pelo "link", não retribuo, pois, tive de fazer um ofício à administração do "blog" para enviarem um funcionário que fosse técnico de inserção de "links". Dos cinco disponíveis um está de baixa, outro está em formação, o terceiro está de licença de paternidade, o quarto está sempre em reunião e ao último saiu-lhe o euro-milhões e não regressou ao trabalho. Vão abrir um concurso público para o substituir. Burocratas, dah...]

     
  • At 7:27 da tarde, Blogger Bruno Gouveia Gonçalves said…

    "Se a nossa Constituição foi escrita por políticos com afinidade com a esquerda eu diria que este dicionário foi escrito por liberais."

    Gostei. :)

     
  • At 8:04 da tarde, Blogger Unknown said…

    Caro Ricardo,

    A burocracia é o conjunto de regras que permite a qualquer organização (pública ou privada) funcionar sem ter de decidir, momento a momento o que fazer.
    A burocracia é sempre necessária e representa um grande economia de recursos e uma garantia de bom funcionamento da organização.
    A burocracia está para uma organização como o Sistema Operativo está para um computador.
    Se não houvesse sistema operativo para somar 15.000.000 a 9.000.000 era necessário fazer um programa em linguagem máquina que demoraria muito tempo. Era mais simples fazer a conta á mão.
    Assim, uma organização sem burocracia, embora teoricamente possa funcionar, na pratica fica paralisada.
    O problema da burocracia é que, tal como com os sistemas operativos, há boa e má burocracia.
    O problema não é lutar contra a burocracia, o problema é simplifica-la e optimiza-la.

    Um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home