Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

996. Em DVD: Six Feet Under - Season 5


Six Feet Under é, seguramente, com o devido desconto que deve ser dado à subjectividade do gosto de cada um, uma das melhores séries de televisão alguma vez feitas. Com a marca de qualidade da HBO e de Alan Ball (American Beauty), esta série acompanha(va) a vida (e a morte) duma família que herdou uma casa funerária quando o patriarca morreu de forma súbita. Retratar a rotina duma casa funerária em televisão é um desafio gigantesco - não é habitual dissecar a morte na televisão - mas, após cinco temporadas, o desafio foi transposto com distinção. A morte é a consequência natural de estarmos vivos e nunca estamos preparados para a sua chegada. A morte é, também, um fenómeno completamente aleatório que nos colhe de qualquer maneira e em qualquer lugar e, no limite, apanha-nos sempre. É com naturalidade que a série "transporta" a morte para os nossos sofás e ensina-nos que esta não nos pode impedir de viver por mais injusta que pareça a forma com que ela aparece a quem nos é próximo ou por mais apavorados que estejamos com a sua eventual chegada. É também um exemplo da tolerância que devemos ter perante as múltiplas formas de luto.

Ao longo de cinco temporadas Six Feet Under reuniu excelentes actores e conciliou isso com excelentes caracterizações. O teatro da vida de cada uma destas personagens foi sempre envolvente e mesmo alguns dos temas mais polémicos foram tratados com sensibilidade e naturalidade ímpares. Não foi assim difícil criar uma enorme empatia com os problemas que foram surgindo a cada uma das personagens e, no fim, é difícil que estas deixem de ser presença regular na caixa mágica. Como tudo na vida tem um fim e Six Feet Under não é excepção a quinta temporada foi a última. Não só o último episódio (escrito e realizado por Alan Ball) é perfeito como também a quinta temporada, no seu conjunto, rivaliza com a primeira como sendo a melhor temporada desta série.

Everything. Everyone. Everywhere. Ends.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

  • At 10:55 da tarde, Blogger Nuno Guronsan said…

    E aquela cena final com a voz da Sia em pano de fundo, é algo de simplesmente sublime...

    Boa recomendação, Ricardo. Abraço.

     
  • At 10:20 da tarde, Blogger M4Jor said…

    n existe subjectividade, é a melhor de sempre.
    n existe gosto qdo o facto sobrepõe-se por si só.
    n vejo nos prox tempos uma série igual, e de séries penso perceber e mt..
    bom post

     

Enviar um comentário

<< Home