Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, março 09, 2007

1037. Manipular a informação?


A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai instaurar um procedimento contra-ordenacional contra a TVI "pela transmissão do vídeo completo do enforcamento de Saddam Hussein" e contra a SIC pela transmissão do vídeo oficial do enforcamento. A ERC parece que quer ser a guardiã do que pode e não pode ser notícia ao afirmar que as imagens do vídeo completo são "desnecessárias do ponto de vista informativo" e, apesar de não achar o vídeo oficial (o que a SIC transmitiu") desnecessário acha que a estação tem que advertir os seus telespectadores que vai transmitir imagens violentas. Congratula ainda a RTP e a SIC por não transmitirem o vídeo integral.

Este tipo de interferência nos limites da informação são, no mínimo, uma questão polémica. Não tenho nada contra a obrigação da advertência da transmissão de imagens violentas mas regular sobre o conteúdo da informação parece-me que sai das competências do que é a regulação. Será que devemos deixar nas mãos duma entidade a escolha do que é necessário do ponto de vista informativo? Será que o vídeo oficial é que é informação? No limite o vídeo oficial até pode ter características mais graves porque edita imagens enquanto que o vídeo completo mostra, cruamente, imagens que devem ficar à reflexão do telespectador.

Mas esta é a minha opinião e há-de haver múltiplas visões do que deve ser informação e, mesmo por isso, é através da diferenciação do modo em que a informação é-nos oferecida que vamos atingir um patamar mais razoável de imparcialidade. É curioso que a ERC prefira a manipulação das imagens, ou seja, a informação colocada ao serviço duma agenda política em relação a imagens mais cruas deixadas à interpretação livre que, no fundo, também servem uma agenda política mas que, em confronto, como é recomendado, servem melhor o rigor informativo. Espero que a ERC corrija a mão e não volte a dar este péssimo exemplo de regulação.

Etiquetas: ,