Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, abril 25, 2004

25 de Abril de 2004 (15) – Curiosidades para Memória Futura (3)

.
- O Presidente da República, Jorge Sampaio, fez advertências sobre a situação actual do país. Destaco quatro! Preocupa-o a situação económica e social do país pois o desemprego de longa duração não pára de aumentar. Adverte para a criação de uma estratégia para o Iraque e uma definição da posição portuguesa no pós 30 de Junho. Fala sobre as marcas que 50 anos de Ditadura deixaram aos Portugueses, que confundem estabilidade com imobilismo. Destaca ainda a crise dos partidos. O PSD ouviu uma coisa, o PP outra, o PS sublinhou aquilo, o PCP aplaudiu aquela parte e o BE percebeu outra coisa. Fica a memória da Revolução e os balanços da Democracia, sempre positivos mas insuficientes. Hoje estamos muito melhores que ontem mas muito distantes do amanhã que queremos.

- Na Pública de hoje uma entrevista curiosa a Mohamed Sifaoui. Cito: “Bin Laden será apanhado quando os americanos quiserem. Bin Laden está livre mas bem guardado numa aldeia do Paquistão. Podia ter sido preso em 2002, mas isso tornaria difícil convencer a opinião pública da necessidade de atacar o Iraque. Será morto, para mais uma vez “ajudar” o Presidente Bush, numa data próxima das eleições americanas. Talvez a 11 de Setembro...”. Bem, não gosto de futurologia, mas fica aqui registado, nestas linhas virtuais guardadas num servidor próximo de nós, estas palavras. Para mais tarde recordar, para rebater ou para louvar. Sifaoui relembra que já as detenções de Ramzi Ben Al-Shaiba e Khaled Sheikh Mohamed foram efectuadas em alturas chave, a 11 de Setembro de 2002 e nas vésperas da guerra no Iraque, respectivamente, e em locais estranhos, porque eram locais controlados pelos serviços secretos. Afirma ainda que os Americanos preferem Bin Laden em liberdade controlada que preso em Guantanamo e que quando for capturado será, de preferência, morto. Preferem um mártir do que negociarem constantemente com raptores exigindo a sua liberdade. Conforme a situação no Iraque e as sondagens americanas diz que a morte de Bin Laden ocorrerá entre Julho e Novembro.

É o estado do Mundo, são os pontos de vista dos seus intervenientes, discutíveis como todas as opiniões. A ter em conta, nem que seja para defender o seu contrário, porque das discussões surgem as boas ideias.