Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, maio 15, 2004

(47) Apostas...

“Encontrei o meu próprio eu. Mas ele nem me reconheceu.”

Que tipo de apostas devemos fazer ao longo da vida? E em quem? Naquelas pessoas que apostam em nós e naquelas pessoas que apostam nelas próprias. Não tem lógica gastar as nossa energias nas pessoas que não gastam as suas nelas próprias. É um desperdício de tempo e energia.

Não é fácil sentirmo-nos realizados, é um trabalho árduo construir uma vida que pelo menos pareça ter significado. Só o conseguimos se tivermos a ajuda de muitas pessoas. Para obter essa ajuda temos de merecê-la. Por isso temos de saber investir em nós próprios. Alguém que não saiba cuidar de si mesma está além do ponto de ajuda.

A vida é feita de conquistas, quase todas pessoais. Só conseguimos fazer conquistas sociais (até altruístas) se já nos tivermos conquistado. Só se formos responsáveis, se acreditarmos no nosso valor e se não desperdiçarmos as nossa oportunidades é que podemos ser úteis a terceiros. Doutro modo não podemos apostar em ninguém nem somos alvo das apostas alheias. Auto estima e auto responsabilização são o primeiro passo para a auto realização. Disse!