Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, maio 16, 2004

(50) O Verdadeiro Perigo

Hoje em dia está na moda falar no Terrorismo sempre que o assunto é o futuro. Em vez de se andar a combater as causas deste fenómeno anda-se a agravar os seus efeitos. Esta conclusão resulta dum raciocínio simples. Que o Terrorismo é capaz de matar milhares de pessoas como já o fez ninguém tem dúvidas. Que seja o responsável por um retrocesso civilizacional todos duvidávamos que fosse mas está a conseguir. Para o conseguir tem tido um aliado poderoso, as suas próprias vítimas.

De repende os Direitos Humanos são importantes mas menos que o combate ao Terrorismo. O Estado de Direito é essencial mas não tanto como o Terrorismo. As Instituições Internacionais são valiosas mas não podem atrapalhar a luta contra o Terrorismo. Que tremenda ironia... os efeitos do Terrorismo estão a ser bem maiores que os actos terroristas em si. Não me admira que um dia destes se descubra que foi revogado o Direito à Privacidade porque o Terrorismo a isso exige.

Pior... tudo é permitido a quem combate o Terrorismo. Pode estar a dar a machadada final à Ecologia, pode estar a misturar Lobbies e Decisões Políticas de forma distorcedora, pode torturar e matar, pode prender sem acusação.... mas não há problema, está a combater o Terrorismo! O combatente do Terrorismo é o herói, com todos os meios e com licença para matar (mistura de Capitão América com James Bond).

Esta inversão dos valores não termina aqui. Combate-se o Terrorismo sem diálogo. Por cada Terrorista morto ou capturado “cria-se” dois ou três potenciais terroristas para os anos que se avizinham. Ao fazerem-se guerras mal explicadas e sem respeitar o Estado de Direito e os Direitos Humanos (e todas as conquistas civilizacionais do pós II Guerra Mundial) está-se a criar um sentimento de revolta nas populações, viveiros para todos os fanáticos religiosos.

E as causas do Terrorimo? A Ignorância, a Pobreza, as Desigualdades de Oportunidades, a Inacessibilidade à Educação e Formação, a Demonização da Cultura, o Perpetuar das Humilhações! Que plano pós 11 de Setembro há para minimizar o Terrorismo? Que passos foram dados? Deixo as perguntas no ar e a menos que o objectivo seja criar milhares de quilómetros de muros já sei as respostas...

Os efeitos colaterais do Terrorismo estão a ser bem maiores que o problema em si. Só nos podemos queixar de nós!

1 Comments:

  • At 11:10 da tarde, Blogger Blogger said…

    Ricardo,

    Ainda que não concorde com tudo o que aqui dizes (ou pelo menos considero faltarem outros tópicos na análise), gostei desta tua crónica e penso que tocas aspectos muito importantes.

     

Enviar um comentário

<< Home