Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, junho 05, 2004

(71) Quotas para homens em Medicina

O presidente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar disse que seria necessário vir a incentivar um sistema de quotas masculinas para os cursos de Medicina. Acrescenta que, por razões biológicas, as mulheres causam problemas aos serviços de medicina, pois engravidam e, por esses motivo, têm limitações no desempenho das funções.

O Ministro da Saúde, Luis Filipe Pereira, apoiou as posições do Presidente do Instituto Abel Salazar, de que "as responsabilidades das mulheres em termos domésticos, em termos de vida familiar, tornam as mulheres menos disponíveis para uma profissão que requer 24/24 horas, no que diz respeito a cuidados que são inadiáveis".

Nunca fui a favor de quotas. Apenas admito a sua existência em situações excepcionais e de transição. Mas o que é aqui defendido é definitivo, porque a condição feminina não se vai alterar, espero eu. Resta-me pedir aos OVNI´s que fazem a logística a estes ET´s (ver Post anterior) para aproveitarem uma dessas viagens para fazerem um upgrade ao nosso Ministro da Saúde. Até porque parece-me que este ET estava especializado na Terra do século XIX. Disse!