Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, junho 06, 2004

(72) Integração Económica

A Integração Económica Europeia (na sua forma actual de União Europeia – UE) tem trazido vantagens inegáveis aos seus Estados Membros. Não só económicas e sociais mas também tem sido uma garantia de estabilidade nas já seculares tensões entre os diferentes países Europeus.

Mas as Integrações Económicas não são só rosas. Podem provocar Concorrência Imperfeita (o equilíbrio de mercado não corresponde ao óptimo social), um Impacto Espacial muito diferentes e efeitos distributivos inaceitáveis.

A UE tem respondido a essas desvantagens (naturais) da Integração Económica. Com políticas de Concorrência, políticas Regionais e excepções à harmonização legislativa. Mas agora urge derrubar mais barreiras porque estas políticas exigem ainda mais Integração Económica e mais solidariedade dos países membros. É aqui que a UE está a ruir.

Há resistência à agilização das Instituições, à Constituição Europeia e a um Orçamento Comunitário forte. Qualquer reforço do financiamento e qualquer perda de soberania traz custos políticos e quanto mais complexa a Integração Económica mais custos políticos existem. O nosso desafio está em encontrar soluções para continuar a beneficiar da UE.

Estejam atentos! Todos nós vamos eleger os nossos deputados europeus, todos nós temos direitos de cidadania (como cidadãos Portugueses e Europeus), todos nós temos influência. Vamos usar a nossa influência para deixar um Mundo melhor aos nossos filhos. Disse!