Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, junho 06, 2004

(73) Grão de Areia no Universo (2): Ronald Reagan

Não vou alongar-me muito nos comentários sobre a vida e morte de Ronald Reagan até porque a minha memória do trajecto de vida dele não é consensual e é muito incompleta.

Como actor nada posso comentar porque não acompanhei essa sua faceta. Como político não nego a importância do seu papel mas não deixou de ser isso mesmo, um papel. Mais um na sua vida.

Sobre o ex-Governador da Califórnia pouco sei. Sobre a sua Presidência deixo aqui umas pequenas notas. A ideia que tenho dele como Presidente dos EUA é que fundou uma nova maneira de fazer política. O Presidente não tem de ter um vasto conhecimento dos dossiers (a ideia que tenho é que estava muito impreparado na maioria deles) mas deve ser capaz de criar uma empatia entre os objectivos da sua Administração e a população que o elegeu. A imagem veiculada através duma hábil manipulação dos media garantia isso.

Como notas positivas deixo o seu papel no fim da Cortina de Ferro mas acho que ele não foi mais que a cara do trabalho que a sua Administração fazia e que ele não se envolvia. Acredito mesmo que em muitos assuntos desconhecia com o mínimo rigor o que defendia tal era a sua impreparação intelectual de várias pastas. Mas não confundir impreparação com ignorância nem com estupidez para poder colocá-lo noutro patamar do actual Presidente dos EUA. A principal face negra da sua Administração, e também aqui coloco as minhas reservas quanto ao seu directo envolvimento, foi a venda de armas ao Irão.

De qualquer maneira, pareceu-me o Presidente certo para aquele momento, tanto para os EUA como para o Mundo. E criou uma nova geração de políticos que nele inspiraram-se. Sabem lidar com os Media num Mundo cada vez mais Global mas cada vez mais são mais inconsequentes nas suas políticas. Que saudades tenho doutra geração de políticos, que mudavam as sociedades por dentro e não preocupavam-se apenas em retocar-lhe a maquilhagem.