Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, junho 11, 2004

(80) O problema do Dia de Reflexão nos Blogs

Eu defendo a importância do dia de relexão que antecede as eleições. É o dia onde devíamos reflectir nas nossas opções, baseadas nas propostas dos partidos. Até que ponto pode-se aplicar este princípio, com honestidade, aos Blogs?

É improvável que se possa fazer legislação aplicável aos Blogs que impeçam eficazmente o incentivo ao voto num partido em dia de reflexão. Se eu publicar um post às 23:59 de Sexta a que horas vai ser lido pelos visitantes do Blog? Obviamente no dia de reflexão. E os posts dos dias anteriores? Podem ser lidos no dia de reflexão (pode também acontecer a quem guarda os jornais).

Por isso o alcance do dia de reflexão nos Blogs é dificilmente controlável. Basta ver o que aconteceu na véspera das últimas eleições espanholas onde o SMS e os Blogs “convocaram” uma manifestação em tempo recorde.

A minha reflexão está feita! Tenho uma ideia clara para a Europa e não faço apelos a votar num determinado partido, apenas incentivo a participação dos cidadãos portugueses nos assuntos da União Europeia. É claro que, ao exprimir sugestões para a Europa, estou a colocar-me dentro de algumas propostas partidárias mas isso é inevitável. Hoje não vou discutir mais a Europa, a reflexão neste Blog começa um dia mais cedo. Deixo só aqui mais um apelo à participação dos portugueses nesta eleição e à agilização da implementação do voto electrónico.

E faço um mea culpa porque, depois de tantos incentivos ao voto, eu não vou votar! Pertenço a um círculo eleitoral bem longe da minha residência (as razões não são para aqui chamadas) e não tomei os passos necessários para votar à distância. Por isso faço uma auto-crítica mas espero que tenha contribuído para uma reflexão sobre alguns dos temas que vão afectar o futuro da União Europeia. Shame on you, mr. Ricardo.