Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, outubro 15, 2004

(202) A Mediatização da Política

Segui com interesse o último debate entre Kerry e Bush e o primeiro (na Assembleia da República) entre Santana e Sócrates. Reflecti quem tinha ganho os debates e ia começar a escrever aqui as minhas opiniões. De repente desisti. Porque apercebi-me do ridículo que é fazer da política um combate de boxe. O que interessa é se um Primeiro Ministro (ou Presidente) estão a resolver os problemas do país e se um líder da oposição (ou candidato a Presidente) teêm alternativas sérias para resolver esses problemas. Analisando por este prisma achei as quatro pessoas envolvidas nos debates muito fracas.

Sei que Bush e Santana são parte do problema, não da solução. Sei também que Kerry e Sócrates ainda não defendem claramente um rumo para os seus respectivos países. Mas Sócrates ainda está a tempo de corrigir isso e aliar a sua presença mediática a conteúdos e ideias. Vamos ver como correm os Novos Estados Gerais do PS e se de lá sai um bom programa de Governo e, mais importante, que o novo Governo tenha a coragem de cumprir e implementar o que os vários quadrantes da sociedade sugerem de forma séria. Vamos todos tentar ser construtivos porque este país anda a atrasar-se demasiado. Por isso os vencedores dos debates ficam para segundo plano porque ninguém quer governar um país sem futuro.

P.S. O desafio mantém-se. Aguardo por mais participações (os textos podem ser enviados para aqui) com o amplo tema "Portugal" de modo a fazer uma experiência de interacção entre blogues. Como alternativa para aqueles que escrever para os seus blogues já é um custo e então para outros impensável sugeria o envio de um texto já publicado que se insira no tema.