Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, novembro 12, 2004

(232) Viagem a Lisboa

Santana Lopes divertido a olhar para o espelho


A vidente que costumo consultar, a Dona Zulmira, aconselhou-me uma viagem. Eu, habituado a que ela me mande apenas dar uma volta, insisti na razão de tão estranha recomendação. A resposta, na altura, pareceu-me enigmática, "Razões de ordem política, Ricardo". Pensei que as ondas de choque da reeleição de Bush e da morte de Arafat iam finalmente atingir com clarividência a minha mente com resultados imprevisíveis. Até que fez-se luz, o Congresso do PPD/PSD vai realizar-se perto demais, em Barcelos. A viagem é, sem qualquer dúvida a medida mais racional, vou a Lisboa por impossibilidade de fugir para mais longe uma vez que a Dona Zulmira avisou-me em cima do acontecimento. Mas cometi um erro quase fatal, desafiei a Dona Zulmira a fazer futurologia.

Assim Pedro Santana Lopes, com ou sem teleponto, porque a vidente tem a visão turva quando de aparelhos se trata, vai encerrar o congresso do PPD/PSD da seguinte forma:

- "Caras Portuguesas e Portugueses, os próximos dois anos vão ser uma aventura. Eu não vou dormir enquanto houver um desempregado nas listas de espera para uma cirurgia nem enquanto houver um estudante pobre que pague mais taxas moderadoras que um rico que vá em primeira classe para Paris. Nem um minuto de sono e muito menos uma sesta enquanto os idosos não tenham um elevador nos seus apartamentos e casas. Não perguntem o que é que o país pode fazer por vocês mas o que eu posso fazer por vocês, o que eu farei. Prometo que nenhuma promessa vai ficar por prometer (coff, coff), por cumprir."

A vidente, Zulmira de seu nome, aconselha-me a só regressar ao fim do dia no Domingo. Só após a reacção de Bagão Félix é que estou seguro:

- "Mentira, é mentira! Estas medidas só vão ter reflexo no Orçamento de Estado de 2010."

Após insistência dos jornalistas, Bagão deverá ainda dizer, com a hipertensão em níveis recordes:

- "Minha senhora, só Deus sabe o impacto destas medidas no Orçamento de Estado. É que nem eu sei por onde começar a fazer o cálculo."

Morais Sarmento ainda tem tempo para reagir no Domingo:

- "O Primeiro Ministro fará uma declaração ao país em breve para clarificar todas as dúvidas. Estamos a fazer coisas maravilhosas, este Governo é especial. Esta época de camaradagem com os meus compadres vai ficar para sempre marcada na minha memória."

- "Não, minha senhora! Não estou a tomar nada! Não, minha senhora! Não é uma recaída!", acrescenta ainda Sarmento após pergunta duma jornalista da TVI.

"Não, Dona Zulmira. Pare, eu vou, eu vou", nesta altura já soluçava e chorava copiosamente. Vou então a Lisboa colocando este blogue de férias até Segunda. Quem poder fugir no raio de 100 Km de Barcelos que também o faça ou que entre na onda e aproveite porque "os tempos estão maus" e que monte uma tenda, contrate umas Santanetes porque a crise veio para ficar...

4 Comments:

  • At 11:21 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    CARO RICARDO

    Boa viagem e aproveita para fazeres uma visita aos Mui Nobres Ministérios, dos nossos, Mui Nobres Ministros, pois estão mais vazios do que nunca, uns em consequência de internameno Hipertensivo ( Coitadinho do bichano lampião ), outros por norma e os restantes, também, mas também, pelos seus Nobres Inquilinos estarem no " MOULIN ORANGE ", nas terras do GALO, onde outrora o Avô Afonso, galava com as suas AFONSONETES.

    PS: CUIDADO COM AS IMPRESSÃOES DIGITAIS EM ALGUNS MINISTÉRIOS ( TODOS ), POIS PODERÁ DIFICULTAR FUTURAS INVISTIGAÇÕES.
    SE ACHARES QUE NALGUNS DELES ABUNDAR PÓ, DEIXA A SUGESTÃO DE ENVIARES A DONA ZULMIRA PARA FAZER AS LIMPEZAS E ASSIM PRESTAS UM VALOROSO SERVIÇO À PÁTRIA.

     
  • At 12:07 da tarde, Blogger BlueShell said…

    Já tinha saudades tuas, Ricardo! Bjs

     
  • At 12:55 da tarde, Blogger Politikus said…

    Santana já mandou Bagão Felix para o hospital com as suas politicas, qualquwer dia manda todos os portugueses para o hospicio...

     
  • At 2:55 da tarde, Blogger Didas said…

    Marca aí uma consulta para mim na D. Zulmira.

     

Enviar um comentário

<< Home