Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, março 23, 2005

(368) A Saúde Financeira do País

[o défice está] "acima dos cinco por cento do Produto Interno Bruto (PIB)", [um] "desequilíbrio que não pode ser mantido por muito mais tempo"

"É tal o irrealismo do Orçamento do Estado herdado do Governo anterior que me vejo obrigado a alertar já esta Assembleia e todos os portugueses para a evidência de alguns factos"

"dentro de seis meses" [o Governo vai apresentar um plano quinquenal para reduzir a despesa corrente do Estado], "que não poderá assentar em cortes horizontais cegos"

Campos e Cunha, Ministro das Finanças

Não é o regresso do "discurso da tanga", mas é criticável que o Governo volte a criticar o passado depois de ter prometido que não o faria. É a realidade - dirão alguns! Concordo! Mas prefiro que só se fale do futuro, o passado já está julgado. A realidade é dura e vai requerer medidas duras!

Tenho que confessar que depois de ler uma grande parte do programa do Governo fiquei surpreendido com a qualidade do mesmo. Apesar de genérico (em abono da verdade como deve ser) há imensas medidas que eu venho defendendo aqui há muito tempo. O capítulo dedicado à Administração Pública está promissor e a orientação geral da política fiscal também tem a minha concordância. Não vou aqui enunciar as medidas porque elas estão claras no programa. A minha única dúvida é se o programa vai ser executado ou não porque o conteúdo parece-me bom.

O problema é que se o Pacto de Estabilidade e Crescimento não fôr revisto nós temos um défice acima dos 3% que deve rondar os 3 mil milhões de Euros por ano. Como devem calcular para resolver este desequilíbrio não vai ser nada fácil e uma vez que as receitas extraordinárias só adiam os problemas a solução vai exigir muito de nós. Chamem-me idealista mas pelo menos agora vejo um rumo, algo que já não via há pelo menos 5 anos. Vamos ver para crer!

2 Comments:

  • At 1:44 da tarde, Blogger Didas said…

    mais do mesmo em diferente formato?

     
  • At 4:28 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Os portugueses no passado dia 20 de Fev. julgaram o passado. Se este Governo não começar a trabalhar sériamente, será passado, muito antes do que deveria ser.
    Um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home