Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, março 24, 2005

(371) Referendo sobre o Aborto

Pergunta proposta pelo PS:

"Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas, realizada em estabelecimento legal de saúde?"

Pergunta de 1998:

"Concorda que deixe de constituir crime o aborto realizado nas primeiras dez semanas de gravidez, com o consentimento da mulher, em estabelecimento legal de saúde?"

Há aqui umas nuances interessantes. A primeira é óbvia deixando de haver o "estigma" da palavra "aborto" na pergunta para o politicamente correcto "interrupção". A segunda nuance é que desaparece o "consentimento da mulher" para "voluntária". A terceira é desaparecer a palavra crime (transgressão, infracção grave de um preceito da lei ou da moral) para despenalização (isentar de pena) que eu gostaria de ver esclarecido se continua a ser um crime mesmo que sem pena (não sou jurista).

Esta pergunta, como a anterior, é razoável num ponto. Se o objectivo não é incentivar o aborto mas sim combater o clandestino acho que é importante haver aquele subtil "em estabelecimento legal de saúde". Concluo que não é despenalizado o aborto clandestino servindo esta lei unicamente para haver opção a este nos tais estabelecimentos legais.

Faço votos que esta discussão não volte a ser marcada pela demagogia porque o importante é combater o aborto clandestino e não fazer atentados à vida. Mas receio que os referendos em Portugal não sirvam para discutir seriamente uma questão, apenas servem para extremar ainda mais as posições.

4 Comments:

  • At 2:45 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Este novo template está muito bonito.
    Sobre o referendo ao aborto, sou contra a realização do referendo.
    Os portugueses deram uma maioria esmagadora à esquerda, ela deveria aproveitar esta maioria e legislar sobre o assunto. É extremamente perigoso fazer um referendo sobre este assunto, pois não é tão claro, que o "sim" vá ganhar, pois nunca se pode menosprezar o poder da Igreja em mobilizar a população num voto maciço no "não".
    Um abraço.

     
  • At 4:54 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Armando...

    Quanto ao template ele é o mesmo, apenas mudei as fotos! Acho que ficou melhor.

    Eu também concordo que não devia ter havido referendo mas tendo havido não há outra opção!

    Abraço

     
  • At 6:47 da tarde, Blogger Politikus said…

    Quase que não acredito... consegui comentar. Bem este é um tema polémico. Sou a favor, mas quem sou eu???

     
  • At 10:53 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Gosto do novo template.

    Quanto ao post, gosto da observação das nuances. Não te esqueças de que o tempo também ajuda a aprender e o PS tem muito que aprender na "arte" de ganhar referendos. Quanto ao "fracturante" tema do aborto... muita discussão haverá. Avizinham-se tempos saudavelmente agitados para a comunidade "blogueira". Um abraço.

    PS. Tem sido difícil comentar aqui por estas bandas.

     

Enviar um comentário

<< Home