Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, novembro 01, 2005

606. Notícias Reais




Em Espanha Letízia e Filipe vão provocar - salvo seja - uma alteração na Constituição. Porque tiveram uma... filha! Em nome da não descriminação entre homens e mulheres a Constituição vai ser modificada para permitir que a prioridade seja dada, independentemente do sexo, ao pimeiro descendente do rei.

Confesso não perceber como a alteração - ou não alteração - da Constituição estava dependente do sexo da criança! Mas como também tenho dificuldade em perceber a lógica que está atrás do conceito de Monarquia nem sequer vou aventurar-me em mais comentários ...

4 Comments:

  • At 2:32 da tarde, Blogger Frederico Lucas said…

    Se o tempo vier demonstrar que a "Sua Alteza Leonor" não passa de uma TS ao jeito da Stefanie, logo remudarão de novo a constituição.
    Lógicas Monárquicas!

    Para quem gosta, claro...

     
  • At 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Meu caro. Quanto ao comentário do Frederico Lucas, excuso-me de argumentar, pois é patente a total ignorancia do que é uma Monarquia Constitucional moderna.
    Adiante!
    É evidente que a questão da alteração constitucional - que eu acho extremamente pertinente - não dependia do sexo da Infanta Leonor. O facto de ser uma menina apenas torna mais oportuna a alteração, dado que se esta não se verificasse agora e os Principes das Astúrias tivessem rápidamente um filho varão, este deteria os direitos de sucessão ao trono, o que acho desajustado aos tempos que correm.
    Um abraço.

     
  • At 11:42 da tarde, Blogger Frederico Lucas said…

    Caro Velho,
    "Desajustado" é o termo correcto para a manutenção de um sistema que premeia o "sangue" ao invés do mérito. Muito embora reconheça que a Monarquia Espanhola tenha tido a sorte que falta a quase todas as outras.

     
  • At 11:30 da tarde, Blogger Pão-de-ló said…

    Meus caros amigos,
    era só pera dizer que gosto muito deste blog =)

     

Enviar um comentário

<< Home