606. Notícias Reais
Em Espanha Letízia e Filipe vão provocar - salvo seja - uma alteração na Constituição. Porque tiveram uma... filha! Em nome da não descriminação entre homens e mulheres a Constituição vai ser modificada para permitir que a prioridade seja dada, independentemente do sexo, ao pimeiro descendente do rei.
Confesso não perceber como a alteração - ou não alteração - da Constituição estava dependente do sexo da criança! Mas como também tenho dificuldade em perceber a lógica que está atrás do conceito de Monarquia nem sequer vou aventurar-me em mais comentários ...
4 Comments:
At 2:32 da tarde, Frederico Lucas said…
Se o tempo vier demonstrar que a "Sua Alteza Leonor" não passa de uma TS ao jeito da Stefanie, logo remudarão de novo a constituição.
Lógicas Monárquicas!
Para quem gosta, claro...
At 7:41 da tarde, Anónimo said…
Meu caro. Quanto ao comentário do Frederico Lucas, excuso-me de argumentar, pois é patente a total ignorancia do que é uma Monarquia Constitucional moderna.
Adiante!
É evidente que a questão da alteração constitucional - que eu acho extremamente pertinente - não dependia do sexo da Infanta Leonor. O facto de ser uma menina apenas torna mais oportuna a alteração, dado que se esta não se verificasse agora e os Principes das Astúrias tivessem rápidamente um filho varão, este deteria os direitos de sucessão ao trono, o que acho desajustado aos tempos que correm.
Um abraço.
At 11:42 da tarde, Frederico Lucas said…
Caro Velho,
"Desajustado" é o termo correcto para a manutenção de um sistema que premeia o "sangue" ao invés do mérito. Muito embora reconheça que a Monarquia Espanhola tenha tido a sorte que falta a quase todas as outras.
At 11:30 da tarde, Pão-de-ló said…
Meus caros amigos,
era só pera dizer que gosto muito deste blog =)
Enviar um comentário
<< Home