637. Pontos de Vista - Madeira: Apresentação
A imagem que aparece aqui reproduzida pode causar alguma estranheza aos visitantes deste blogue. Passo a explicar o que está a acontecer. Este é o primeiro passo – espero que o primeiro de muitos – de uma colaboração entre este espaço e outro blogue para discutir um tema específico. O blogue com que vou retirar sinergias para confrontar pontos de vista é o Bodegas, do Bruno Gonçalves! É um espaço que visito com regularidade e que tem aquela energia pulsante de quem escreve com prazer. Apesar de recente o blogue já tem bem definidas as suas micro causas e trata-as com consistência e coerência.
O tema escolhido foi a Madeira e não foi uma escolha inocente. Ambos temos uma ligação – não interessa a intensidade – ao arquipélago e, adicionalmente, temos pontos de vista algo divergentes. O objectivo não é comparar estilos nem alcançar verdades absolutas mas sim criar pontes para consensos e fracturas e, deste modo, contribuir modestamente para fazer da Madeira um sítio melhor para se viver.
As regras são simples e passo a descrevê-las sucintamente. De segunda a sexta vão ser publicados diariamente textos sobre um sub tema previamente escolhido por mim e pelo Bruno enquadrado no tema geral Madeira. Nem eu nem o Bruno temos acesso aos textos da outra pessoa e vamos lê-los ao mesmo tempo que os leitores dos blogues. Espera-se que seja interessante o confronto de pontos de vista. Obviamente que os temas podem fazer com que os textos derivem para vários rumos mas vai ficar bem vincada a perspectiva de cada um (até podem ser coincidentes). Após os dois textos estarem publicados colocarei ligações no meu texto ao texto com o mesmo tema no Bodegas.
Espero que esta iniciativa seja interessante e que fomente a discussão. No fim espero que tenha havido uma contribuição para perceber melhor a realidade madeirense. Não vamos ter oportunidade de focar todas as realidades na região mas, com certeza, vamos dar um contributo para criar os tais consensos e fracturas que falava há pouco, necessários para manter uma sociedade dinâmica. Como diria Rita Blanco às suas meninas no filme “Noite Escura”, toca a dar andamento a isto...
Adenda: Este post insere-se numa iniciativa conjunta entre este blogue e o blogue Bodegas. Para consultar o post com o mesmo tema no blogue do Bruno pode clicar aqui!
7 Comments:
At 11:27 da tarde, Ricardo said…
Lazuli,
Apesar da Eira do Serrado também ter uma vista fenomenal esta fotografia é no Pico do Arieiro. Adoro este local porque todas as vezes que lá vou as condições climatéricas tornam este pico diferente e, por vezes, irreconhecível.
Lazuli, só esta semana? hehe
Um beijo,
At 12:21 da manhã, Anónimo said…
Viva Ricardo,
obrigada pelo comentário mas...«em fase de crescimento»?? :-)
Já tinha visto esta foto
memorável (para mim, pelo menos) nalgum blog amigo...talvez o da MeninaMarota...já nã me lembro.
Sinón, gostei muito dos posts!
Tb o vou 'linkar' para cá voltar mais vezes :-)
Bjs
At 12:52 da manhã, Ricardo said…
Sulista,
A "fase do crescimento" foi uma brincadeira pelos desenhos com um traço algo "infantil" que vi no teu blogue, hehe
A fotografia foi tirada em Maio num dia em que as nuvens estavam por baixo do miradouro do pico. Publiquei-a originalmente aqui:
http://filhodo25deabril.blogspot.com/2005/05/407-lbum-de-fotos-pico-do-arieiro.html
Um beijo e obrigado pela visita,
At 2:48 da manhã, mfc said…
A ideia é mesmo interessante.
Vou seguir esta aventura.
A foto é excepcional!
At 10:39 da manhã, Crepúsculo Maria da Graça Oliveira Gomes said…
Olá amigo mas que bela imagem, adorei. Beijinhos
At 12:18 da tarde, Ricardo said…
mfc, Bárbara e Adryka,
Obrigado pela participação!
;)
At 3:07 da tarde, Anónimo said…
Ricardo,
essa foto é bem bonita mas eu estava a falar na foto do teu blog, a criança com a espingarda, do 25 de abril...
Volto depois para ler o post acima :-)
Beijinhos da Sulista
Enviar um comentário
<< Home