Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, dezembro 21, 2005

668. Diário das Presidenciais 2006 (7)



Reacções ao debate Mário Soares - Cavaco Silva

Expresso: Mário Soares atacou, Cavaco Silva não ripostou

Os ataques sistemáticos de Mário Soares contra Cavaco Silva marcaram o debate de ontem na RTP. Cavaco optou por reagir com alguma frieza, mas, no limite, acabou por afirmar que precisava de fazer algum esforço de contenção para não ser deselegante com o seu adversário.

Público: Jerónimo de Sousa elogia "acutilância" e "frescura" de Mário Soares

Jerónimo de Sousa elogiou hoje "a acutilância" e "a frescura" de Mário Soares perante "a atitude blindada" de Cavaco Silva no frente-a-frente televisivo de ontem à noite.

"Este debate decorreu da forma prevista. Um candidato procurou contraditar, com alguma acutilância, e por parte de Cavaco Silva, aquela ideia central de ‘daqui não saio daqui ninguém me tira’. De forma blindada foi fazendo afirmações genéricas que já afirmou 57 vezes de que quer ser um colaborador, um ajudante", sublinhou Jerónimo de Sousa.


Público: Ribeiro e Castro lamenta "deselegância" de Soares no debate com Cavaco

O líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, lamentou hoje que Mário Soares tenha ultrapassado "os níveis toleráveis de elegância" no debate televisivo de ontem com Cavaco Silva.

"Roçou a deselegância pessoal", disse Ribeiro e Castro, considerando "muito desagradável que o debate caia no ataque pessoal".


Público: Soares ao ataque, Cavaco "à espera das ideias" do adversário

Soares ao ataque, Cavaco à defesa. O último e mais esperado debate televisivo a propósito das presidenciais ficou ontem marcado pela constante marcação do candidato socialista e ex-Presidente Mário Soares ao passado governativo - e ideias sobre os poderes presidenciais - do candidato apoiado pelos dois partidos da direita, Cavaco Silva.

Tentou explorar contradições para depois acusar o seu adversário de faltar à verdade. "Não se falou totalmente verdade", concluiu o ex-Presidente da República.

Apresentou-o mesmo como um "risco" e explicou porquê: "Cavaco Silva fala de coisas que vai fazer como Presidente da República para as quais não tem competência. Está a enganar os portugueses. Se não se meter dentro das suas competências, vai criar graves problemas políticos e institucionais", advertiu o candidato apoiado pelo PS.


Diário de Notícias: O ponta-de-lança e o defesa experiente

Mário Soares tomou a iniciativa do ataque. Mas Cavaco Silva foi hábil na defensiva

Era apontado como o debate mais importante desta pré-campanha. E pelo menos neste aspecto não defraudou as expectativas. Cavaco Silva e Mário Soares defrontaram-se ontem à noite na RTP, com estratégicas opostas o candidato apoiado pelo PS desferiu ataques ao seu antagonista a partir do primeiro minuto; Cavaco, pelo seu lado, preocupou-se desde o início em evitar os reptos mais duros que o rival lhe lançava. Um e outro, cada qual a seu jeito, acabaram por cumprir os objectivos. Soares terá consolidado apoios entre os eleitores de esquerda - a sua preocupação central para o escrutínio de 22 de Janeiro, jogando com a hipótese de uma segunda volta. Cavaco não se afastou um milímetro do terreno da moderação, essencial para não alienar os eleitores do centro e manter-se no primeiro plano das sondagens.


Correio da Manhã: Debate vivo e de alto nível

Duelo entre gigantes

Ao fim de poucos minutos de debate, percebeu-se rapidamente que o confronto político entre Mário Soares e Cavaco Silva, aguardado com uma enorme expectativa desde o dia em que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP anunciou a candidatura, iria ser um momento político histórico.

Mais do que os argumentos trocados entre os candidatos, o embate surpreendeu pela vivacidade, fluidez de ideias e até pelas interrupções. Por três vezes, Cavaco teve necessidade de recorrer a um “posso continuar?” E Soares retribuiria com o reconhecimento de que o candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP “é um razoável economista”.

Com apenas 20 minutos de duração, por questões de programação (as candidaturas foram avisadas antes), a primeira parte do confronto será recordada como uma das melhores de debate político televisivo nos últimos anos. Com uma postura afirmativa e segura, Cavaco surpreendeu pela confiança com que atacou os assuntos e desmontou a acusação de Soares de que é um factor de “risco” para a crispação social no País.