Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, dezembro 22, 2005

671. Prémios Lumiére 2006



Este blogue vai participar, a convite do Miguel, na 2ª edição dos prémios Lumiére. Para uma síntese do historial destes prémios reproduzo as palavras do Miguel que é o mais habilitado para fazer essa introdução:

"No final do ano passado a Academia de Blogs de Cinema promoveu entre os seus membros a votação dos melhores filmes do ano. Os prémios foram baptizados com os nomes dos pioneiros cinematográficos franceses, os irmãos Lumiere, e o grande vencedor da primeira edição foi o filme Eternal Sunshine of the Spotless Mind, com quatro estatuetas (Filme, Actriz, Argumento e Tema). Este ano os Lumiere vão voltar, mas num novo formato.

O objectivo inicial, de continuar a premiar o que de melhor se faz de cinema a nivel mundial, continua bem vivo no espirito dos Lumiere. Mas agora há um outro motivo para prestar atenção a estes prémios. Longe de estar restringido ao leque dos membros da ABCine, a nova edição dos Lumiere conta com trinta membros do juri. E esses trinta nomes, não são apenas nomes. Da politica ao jornalismo, da música ao cinema, passando pela sociedade civil, são trinta personalidades altamente apreciadas e respeitadas na blogosfera nacional. Porque os Lumiere agora são mais do que simples prémios de cinema. São também uma forma de aproximar a grande famila dos blogs portugueses, que teima em não viver como uma comunidade. Este primeiro passo pode ser pequeno, mas é feito com determinação e vontade de aproximar pessoas (e blogs), que aparentemente, pouco teriam a ver uns com os outros.

O aspecto cinematográfico foi resguardado. Há 15 membros ligados ao cinema e 15 membros pertencentes à "sociedade civil" da blogosfera. E o próprio sistema de votação foi alterado. O modelo do ano passado apresentava-se com uma primeira fase com nomeações por parte de cada membro, e posteriormente, uma votação nos nomes que mais nomeações tinham coleccionado. Agora cada blog - cada membro do juri - apresenta um top5, por ordem de preferência, em cada uma das treze categorias escolhidas. Ao primeiro de cada lista serão aribuidos cinco pontos, quatro ao segundo, três ao terceiro, dois ao quarto e um ao quinto e último nome. Os vencedores serão os que tiverem mais pontos, sob o ponto de terem sido, pelo menos uma vez, a primeira escolha de um dos membros. No caso de impedimento, os membros poderão apresentar menos de cinco nomes, desde que apresentem pelo menos um. O que irá certamente acontecer!

As categorias da 2º Edição dos Lumiere, votadas pelos 30 membros do juri, são:

Melhor Filme

Melhor Realizador

Melhor Actor

Melhor Actriz

Melhor Actor Secundário

Melhor Actriz Secundária

Melhor Argumento

Jovem Promessa Masculina

Jovem Promessa Feminina

Melhor Filme Animado

Melhor Banda Sonora

Melhor Fotografia

Melhor Montagem


Quanto aos trinta elementos do juri, esse distinto grupo de represenantes dos mais diferentes quadrantes da blogosfera, lista onde o Hollywood se sente orgulho por poder fazer parte, representam o que há de melhor no universo dos weblogs em Portugal. Espaços de visita obrigatória que serão a verdadeira alma deste prémios. São eles:



É com estes trinta nomes e com estas treze categorias que se vão desenhar os grandes vencedores da 2º Edição dos Prémios Lumiere. Nomes que sairão da lista de todas as estreias em Portugal ao longo do último ano. E falando em datas, podem apontar nos vossos calendários. O dia 15 de Janeiro será o último dia de votação. Os vencedores serão anunciados simultaneamente em cada um destes trinta espaços no dia 28 de Janeiro de 2006.

Até lá fiquem na expectativa!"

Faço das palavras do Miguel as minhas - com excepção daquela parte da "sociedade civil" ;) - e elogio desde já este tipo de iniciativas. Entretanto vão ao cinema e experimentem a magia da Sétima Arte.

3 Comments:

  • At 8:11 da tarde, Blogger H. Sousa said…

    Os meus sinceros parabéns! Acho que é uma iniciativa válida como são todas as que visam premiar quem se dedica a uma boa causa. E um prémio é sempre um estímulo para melhorar. Boa sorte, amigo!

     
  • At 1:45 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Boa! Cá fico à espera dos resultados de tão ilustres membros de tão ilustre academia.
    Um grande abraço e votos sinceros de um feliz Natal.

     
  • At 10:10 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns! Mais uma boa iniciativa! Aguardemos como nos vão surpreender as 'trinta personalidades altamente apreciadas e respeitadas na blogosfera nacional'. Bom Natal

     

Enviar um comentário

<< Home