Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, janeiro 22, 2006

720. Graça Morais no Centro de Artes de Sines


Os Olhos Azuis do Mar - Graça Morais

Nota biográfica de Graça Morais

"Dentro da figuracão, apresenta-nos o corpo e algumas das suas possíveis manifestacções. De forma subtil oferece-nos uma ampla gama de situações rituais a que os corpos estão expostos. Deparamo-nos com figuras sofredoras, melancólicas ou alegres. Figuras que realizam as suas tarefas quotidianas ou que são captadas em momentos congelados da sua actividade.

A pintora mostra-nos os componentes ocultos do que a vista desarmada nos oferece. Através de uma fina arquitectura ensina-nos que por trás de um gesto, de uma mão captada a meio de um trabalho existe uma vida interna complexa que o olhar desta artista é capaz de desocultar.

Penetrar na sua obra é entrar no mito dos rituais que ainda prevalecem no Portugal contemporâneo.

A paisagem de Trás-os-Montes está bem patente aqui, sem complacências regionalistas: sentem-se as folhas secas, o sange-vivo, a pedra e o mundo vegetal, raíz e ninho. Antigo como a angústia de homem! Suspenso entre o grito do desejo e o sorriso de uma calma oferecida à morte.

É uma Arte de efectiva modernidade. É de sonhos sem idade, que a obra de Graça Morais nos fala, reflectindo o que somos no descobrir de uma ancestralidade silenciosa a que ela dá voz, de uma terra-mãe, na nossa verdade íntima e secreta. Com ela cumpre-se , pois, em plena juventude, a função essencial da arte de sempre."

Fernando Pernes, in catálogo Graça Morais, Sociedade Tipográfica S. A. Lisboa, 1992



Centro de Artes de Sines

No Centro de Artes de Sines, entre 26 de Novembro de 2005 e 3 de Abril de 2006, vai estar patente uma exposição da pintora transmontana Graça Morais com o título "Os Olhos Azuis do Mar". Para quem já conhece a obra desta pintora é uma oportunidade única para ver alguns dos seus quadros sobre "o imaginário marítimo e a força da figura masculina" e para quem não conhece a obra de Graça Morais é uma excelente oportunidade para apaixonarem-se pela melancolia da pintura desta artista. A não perder!


Consulta Obrigatória: Graça Morais - "Este espaço pretende dar a conhecer a artista plástica Graça Morais por meio da pintura, de pequenos excertos de filmes, entrevistas. Aqui estará presente um expressivo número de obras de um dos maiores nomes da pintura portuguesa actual."

Technorati Tags: ,

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home