Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, abril 25, 2006

833. A senha do 25 de Abril


Ordem de operações do 25 de Abril, elaborada por Otelo Saraiva de Carvalho (Clique na imagem para ampliar)

No dia 24 de Abril de 1974 o primeiro sinal (senha) de que a Revolução estava em marcha foi dado na Rádio Renascença, por volta das 22:55, com a música "E depois do adeus", cantada por Paulo de Carvalho. Cerca de hora e meia depois já no dia 25 de Abril de 1974, por volta da 00:20, tocava no programa Limite da Rádio Renascença a "Grândola, Vila Morena", a segunda senha que "confirmava o bom andamento das operações e despoletava o avanço das forças organizadas pelo Movimento das Forças Armadas (MFA)".

Para ouvir a fita magnética com a gravação original da "senha" do 25 de Abril de 1974 (designadamente, a canção de Zeca Afonso, Grândola Vila Morena) pode fazê-lo nesta ligação (basta carregar na bobina).

Nota: A imagem e a gravação original são propriedade da Fundação Mário Soares