Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, junho 06, 2006

862. Central fotovoltaica em Serpa


Central fotovoltaica em Serpa

Como é habitual dou destaque a todos os investimentos feitos em Portugal em energia "limpa" e este não vai ser excepção. Hoje é o arranque da construção da maior central fotovoltaica do mundo que vai estar situada em Serpa e vai produzir o dobro da energia da actual maior central. Estará em funcionamento em Janeiro de 2007 e vai "poupar mais de 30 mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa face a uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis" (Fonte: Jornal de Notícias).

Chamo a atenção, como tenho feito repetidamente, que o maior problema energético (e de poluição atmosférica) continua a estar concentrado no sector dos transportes e, infelizmente, para este sector não há - ou ninguém quer que haja - solução à vista. Para já exige-se do Governo maior investimento na mobilidade via transportes públicos e não sou contra a actual penalização via impostos para a utilização de combustíveis fósseis.

Tópicos relacionados:
506. Energia do vento
764. Fundo Português de Carbono
845. Energia das Ondas

4 Comments:

  • At 9:54 da tarde, Blogger Frederico Lucas said…

    Deste-me a deixa!

    Para quando um comentário teu sobre este post?

    Um abraço

     
  • At 10:19 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Finalmente, uma iniciativa real que aposta nas energias limpas. Congratulo-me com esta informação e espero que Portugal comece a pensar a sério no seu problema energético.

     
  • At 9:52 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said…

    É um começo, pode ser que um dia isto consiga ser uma terra de gente com tino.

     
  • At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Penso que estão enganados quanto a localização da maior central fotovoltaica do mundo pois esta não se ira situar em Serpa mas sim em Amareleja

     

Enviar um comentário

<< Home