893. Casa das Histórias e Desenhos – Paula Rego
"Espero fazer um museu de histórias e desenhos que seja divertido, despretensioso, vivo, cheio de alegria e de muitas maldades também"
Paula Rego
Estou satisfeito com os anúncios - primeiro do Ministério da Cultura e agora da Câmara de Cascais - de que, respectivamente, a colecção Berardo e parte da obra de Paula Rego vão ter "casa" em Portugal. Mesmo que outras áreas da cultura em Portugal estejam moribundas, e efectivamente estão, e sem entrar em análises de carácter financeiro ou técnico das parcerias público privado, a notícia do alargamento, em quantidade e indiscutível qualidade, da rede de museus só pode ser recebida, por mim, com claro entusiasmo.
Para depois fica a minha avaliação, subjectiva, do museu projectado por Souto Moura para Cascais, Casa das Histórias e Desenhos com obras de Paula Rego, do equilíbrio das peças doadas e/ou emprestadas e da simbiose entre o espaço e as obras. Para já fica só o meu firme entendimento que recursos utilizados em - boa - cultura não são um desperdício, mas um investimento.
Bad Dog - Paula Rego - 1994 (Clique na imagem para ampliar)
Branca de Neve engole a maçã envenenada - Paula Rego - 1995 (Clique na imagem para ampliar)
Nota: Não sei se as obras aqui reproduzidas vão estar expostas no museu uma vez que não foi divulgada, ou pelo menos não tenho conhecimento que tenha sido, a lista das obras doadas/emprestadas
Tópicos Relacionados:
(204) Paula Rego em Serralves
808. O Nosso Fado
823. Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea
2 Comments:
At 2:51 da manhã, Anónimo said…
Registei na reportagem televisiva que relatava a criação deste museu, a declaração de Paula Rego, "o meu marido era muito melhor pintor que eu"...
Não consegui perceber o nome do Senhor, mas noticiavam que obras do mesmo iriam constar igualmente!
At 6:03 da manhã, Ricardo said…
Netwalker,
É verdade. O nome do falecido pintor é Victor Willing. Discordo é que fosse melhor pintor do que Paula Rego é actualmente.
Não gosto muito da fase inicial de Paula Rego (nessa fase os dois pintores talvez fossem comparáveis) e considero que as suas melhores obras foram as que estavam expostas em Serralves (as mais recentes, ver post sobre a exposição com a lista dos meus quadros favoritos). Não sei que obras vão para Cascais mas é natural que, se envolve todas as fases da sua carreira, eu não goste tanto. Mesmo assim é uma notícia excelente.
Abraço,
Enviar um comentário
<< Home