Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sexta-feira, abril 30, 2004

30 de Abril de 2004 (20) – Iraque, o que não mudou!

.
No programa televisivo de informação 60 Minutos que foi emitido há dois dias nos EUA uma reportagem criou polémica. Uma prisão nos arredores de Bagdad, com uma longa história de torturas no regime de Saddam, está em pleno uso das suas potencialidades. Mercenários contratados pelos EUA para melhorar a segurança do Iraque dão instruções aos soldados americanos e praticam torturas aos “residentes Iraquianos”. Incluí choques eléctricos, simulações sexuais, entre outras torturas.

A favor dos EUA apenas o facto de haver liberdade em revelar e discutir estas situações. A liberdade permite a discussão, não devia dar espaço à violação dos Direitos Humanos. Confio na pressão interna da população Americana, porque o Direito Internacional cada vez tem menos peso já que os EUA se auto excluíu, sem consequências, do seu âmbito. Contra os EUA a banalização dos métodos para atingir os fins. Guantanamo não é um acidente de percurso, é uma estratégia coordenada de combate ao terrorismo utilizando métodos condenáveis. É pena, o mundo devia estar unido em torno deste combate, assim está cada vez mais dividido.