Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, maio 18, 2004

(52) DVDteca Ideal: Six Feet Under, First Season

“Six Feet Under” no original ou “Sete Palmos de Terra” em português é uma série de Televisão Norte-Americana (do excelente canal por cabo HBO) que acompanha a vida duma família ligada ao negócio da morte (Agência Funerária). Parece quase impossível, no panorama actual, fazer-se uma série com estes níveis de qualidade. Normalmente uma série tem, no máximo, uma ou duas personagens bem caracterizadas. Nesta série todas as personagens são credíveis, densas e imprevisíveis.

O tema central, a morte, é tratado com realismo e sem sentimentalismos gratuitos. Tudo isto é “cozinhado” com fantasia e actualidade q.b.. Posso afirmar, com segurança, que desta série saem personagens já com direito a se eternizarem na galeria das personagens históricas da Televisão.

Não acompanhava com regularidade a série na RTP2 (ou “a dois” ou “2:” ou “qualquer coisa com dois” se já mudaram outra vez). Nos dias de hoje o DVD permite acompanhar uma série de outra forma. Permite-nos ver e retomar ao nosso ritmo! Dá ainda outra percepção dos detalhes, pormenores e subtilezas das séries. Se a série fôr de baixa qualidade também revela com mais facilidade as suas fraquezas.

A Televisão está numa crise de ideias e qualidade! Tudo é demasiado mastigado sem espaço para a reflexão. “Six Feet Under” (juntamente com séries como “Sopranos” ou “24”) dá uma lufada de ar fresco a todos os que querem sentir ou pensar enquanto assistem à caixa mágica. Nós, como sempre, somos os responsáveis pelo grau de qualidade da programação que reflecte o nosso grau de exigência! Sejamos exigentes, por favor!

Etiquetas: , ,