Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quinta-feira, maio 20, 2004

(55) O Lince Ibérico

A minha inteligência limitada não permite que eu alcance determinadas estratégias. Por exemplo, a relação do Animal Homem com a Mãe Natureza é algo inexplicável.

Como compreender que a Europa em geral, e Portugal em particular, tenha cada vez menos respeito pela Natureza mesmo em relação aos países dito sub-desenvolvidos. África, América Latina e Ásia têm neste momento, e apesar das dificuldades, programas ambiciosos de preservação da Natureza. A Europa e os EUA cada vez mais sobre-exploram os recursos e ignoram a ecologia (neste campo, mesmo assim, estamos um pouco melhores que os EUA).

Que tipo de desenvolvimento é este que vai levar, em tempo recorde, à extinção de milhares de espécies (animais e vegetais), à degradação da qualidade do ar e da água, à poluição sonora, à degradação da qualidade alimentar, à industrialização do crescimento dos animais!

Gosto de pensar no planeta Terra como um sítio maravilhoso, cheio de oportunidades e mistérios. Onde a bio diversidade dá um colorido ao mundo, aumenta a qualidade de vida e dá-nos uma sensação de equilíbrio como espécie. O mundo que todos estamos a construir é tecnologicamente aliciante mas não desenvolve-se em harmonia com a Natureza.

Deixo aqui um apelo nacional. Cuidem das nossas florestas, das nossas zonas verdes, em quantidade e diversidade! Promovam a qualidade ambiental e o turismo ecológico! E salvem uma das poucas espécies selvagens que Portugal ainda tem, o Lince Ibérico. Eu apelo à resolução rápida do problema, porque esperar mais pode ser fatal!

http://www.terravista.pt/Ancora/1458/
http://faunaiberica.org/especies.php3?esp=67
http://www.geocities.com/RainForest/7673/1017.html
http://www.salvalince.com/