(209) Porto, 2 - Penafiel, 0
Estádio do Dragão
Finalmente visitei a nova sala de espectáculos do Futebol Clube do Porto, o Estádio do Dragão. Dos estádios construídos ou reconstruídos para o Euro 2004 só tinha tido oportunidade de visitar o Estádio da Luz, no jogo do Europeu entre Portugal e a Rússia. Na altura achei que o novo Estádio da Luz era imponente. Não quero comparar os estádios até porque a minha opinião vai ser sempre suspeita mas posso dizer que este estádio não é tão imponente mas é muito mais elegante.
Este Estádio foi projectado por Manuel Salgado, um dos nossos melhores arquitectos da actualidade. Está bem enquadrado e bem pensado tanto nas acessibilidades e interacção entre meios de transporte como nas áreas de lazer que o rodeam. O interior é confortável e moderno. "O estádio do Dragão é o primeiro estádio europeu a conseguir a certificação «GreenLight». Esta é uma certificação da Comissão Europeia (através da ADENE - Agência para a Energia), premiando o esforço realizado em termos da utilização racional de energia e na qualidade da iluminação" (ver aqui).
Quanto ao jogo propriamente dito, devo dizer que é sempre bom ver o jogo sem o ruído das declarações e das polémicas. O importante é o espectáculo, o resto (como diria o nosso Primeiro Ministro) é ruído. Não vou classificar este espectáculo como inesquecível ou brilhante, porque não passou dum espectáculo de música pimba (principalmente a segunda parte). Mas com as condições de conforto que o estádio oferece, mesmo com o Porto a meio gás, temos sempre a garantia dum serão bem passado.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home