Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

terça-feira, junho 07, 2005

(441) Eu também quero uma medalha...


(Clique na imagem para ampliar)

É inquietante verificar que os nossos Presidentes da República continuam a cair na tentação de condecorar com a mesma facilidade de como quem oferece rebuçados. Parece-me que esta prática só teria sentido em situações de excepção e confesso que, mesmo assim, não sou grande adepto. Faz-me sempre lembrar as monarquias que premeiam quem melhor defendeu o regime. A recente distribuição de medalhas efectuada pelo ex-ministro Paulo Portas ainda reforça mais esta sensação de prémio de fidelidade. Adicionalmente esta alvalanche de condecorações só vulgariza o acto...

De entre as inúmeras condecorações que a Presidência da República tem ao seu dispor este ano vai atribuir 59 comendas no dia 10 de Junho. Entre elas a grã-cruz da ordem de cristo (“A Ordem Militar de Cristo é concedida por destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgãos de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular, e que mereçam ser especialmente distinguidos”).

A lista de agraciados incluí José Mourinho, Jorge Miranda, Gomes Canotilho, Catarina Furtado, Nicolau Breyner, Luis Represas, Leonor Beleza, Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, Vera Jardim, Elisa Ferreira, José Miguel Júdice e até Nuno Brederode Santos (consultor político de Sampaio). E mais não digo!

14 Comments:

  • At 2:22 da tarde, Blogger armando s. sousa said…

    Estas condecorações tornaram-se banalidades dignas das revistas cor-de-rosa.
    Um abraço.

     
  • At 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    No passado 10 de Junho decidi sentar-me no sofá e assistir á cerimónia.Também foi aí meia resma de medalhas.Aconse-lho a qualquer leitor a fazer o mesmo este ano.É necessário ter uma paciência de Cristo, mas vale a pena.Parece uma comédia do saudoso Peter Sellers.
    O que mais me deliciou foi ar circunspecto dos medalhados, como se fossem salvadores da Pátria.E estou convencido que acreditam nisto.
    Quem tenha a cara passada pelos jornais, revistas ou TV acaba fatalmente por receber uma.É a ideia de Democracia que temos. Muita parra, pouca uva.

     
  • At 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É uma lista de lindos meninos!!!
    Como são bem comportadinhos e fazem tudo direitinho, tal como querem os nossos algozes, energúmenos e sem-vergonha esclavagistas. Sem dúvida, merecem todos as ditas medalhas, pena é que nem todos os meninos do côro possam receber também uma.

     
  • At 4:12 da tarde, Blogger Unknown said…

    Isso de medalha dá direito a pensão?

     
  • At 6:08 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said…

    Não queiras, Ricardo, mais vale só e sem medalhita do que mal acompanhado e com medalhita. Ou então, mais vale só do que mal medalhado. :)

     
  • At 9:05 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Armando,

    Uma foto na "Caras" com o Luis Represas a dar música à Catarina Furtado vende sempre bem, hehe

    Abraço,

     
  • At 9:07 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Lazuli,

    Infelizmente a lista não está disponível no sítio da Presidência da República mas posso acrescentar alguns nomes:

    Sevinate Pinto, Aragão Seia e Nunes de Almeida (título póstumo)!

    Os restantes estão no segredo dos deuses, hehe

    Um beijo,

     
  • At 9:10 da tarde, Blogger Ricardo said…

    C. Indico,

    Deve ter sido um 10 de junho fenomenal e muito cómico. Mas permite-me discordar do que escreveste... é uma honra tão rara que realmente deve estar a condecorar feitos semelhantes a salvadores da pátria, hehe

    Abraço,

     
  • At 9:11 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Anónimo...

    Não te preocupes que há medalhas para quase todos, hehe

     
  • At 9:12 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Raio...

    É um pré requisito já estar a receber uma pensão choruda para receber a medalha, hehe

    Abraço,

     
  • At 9:14 da tarde, Blogger Ricardo said…

    HMémnon...

    Eu não quero dar muito nas vistas. Sou um verdadeiro altruísta, hehe

    Abraço,

     
  • At 3:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Estamos aqui todos a gozar com os Salvadores da Pátria, mas se calhar de aqui a alguns anos vem um Presidente a sério e ainda nos calha uma.ih,ih,ih,
    Ricardo: não recebeste o meu mail?

     
  • At 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olhem-me pra este! Ficou muito giro no "retrato", tá tal e qual como é!
    A oferecer medalhas a quem quiser, parece mesmo tóló, então e a crise?! O estado, do qual ele vive como um reizinho, não está a braços com o défice?! Já não percebo patavina, este cúmplice e cooperante dos esclavagistas ainda quer agravar mais o tal défice com despesas em medalhinhas?!
    Eu cá não quero medalhita alguma, sou escravo, mas não sou estúpido!
    Olha, pá, basta ler a história pra ficar a saber que os estúpidos é que dominaram (e dominam) os inteligentes!!! Os inteligentes, via de regra, não precisam de desenvolver a esperteza! Coitados!
    Cada um usa as armas que tem: uns, a inteligência; outros, a força e ainda há outros que usam o coiro!
    Vai trabalhar, tu e os da tua laia e deixa de viver à custa do trabalho dos outros! E ainda se dá ao luxo de gastar o nosso rico dinheirinho em palhaçadas!
    Tô farto de ser explorado e roubado, vai enganar o caraças!

     
  • At 11:18 da tarde, Blogger Ricardo said…

    C. Indico...

    Estou à espera da minha por serviços excepcionais à pátria, hehe!

    Abraço,

    P.S. Como já expliquei num mail que espero teres recebido não recebi nenhum mail teu. Tenta a minha conta de gmail: ricvares@gmail.com

     

Enviar um comentário

<< Home