501. Como colar o Plano Espanhol com o Programa Português?
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O Governo Espanhol anunciou o Plano Estratégico de Infra-estruturas e Transporte (PEIT), o equivalente ao nosso Programa de Investimentos em Infra-estruturas Prioritárias (PIIP). As diferenças estão à vista na ambição mas não podemos comparar a dimensão e a realidade económica actual dos dos países. Pior, para nós claro está, é o grau de profissionalismo com que os projectos foram apresentados. Repare-se que o projecto espanhol está numa fase muito mais adiantada no que se refere aos investimentos ferroviários.
Mas há um “pormenor” que me inquieta! É impressão minha ou estes investimentos não são complementares? É que ainda não decidimos, em definitivo, o nosso trajecto e o Plano Espanhol já prevê não só um trajecto pouco consensual entre nós como uma linha de transporte combinado de pessoas e mercadorias. Parece que é possível tecnicamente uma linha mista de alta velocidade e até pode ser uma boa ideia mas o que me preocupa é que ainda não conheço a posição portuguesa em relação a este assunto (quem souber que me indique onde posso perceber a estratégia portuguesa)...
6 Comments:
At 8:10 da tarde, Anónimo said…
Caro Ricardo
Respondendo ao teu título, diria que retirando o rectângulo, moendo toda a sua pedra e utilizá-la na protecção dos grandiosos Portos Intercontinentais que os espanhóis construiriam para abastecer toda a Europa.
Desculpa-me mas não me dá para mais…
At 8:15 da tarde, Ricardo said…
Eterno Anónimo,
O nosso rectângulo ainda tem uma palavra a dizer, não pode é perder mais tempo em mesquinhices políticas. Porque cheira-me que os espanhois não vão querer construir uma linha em direcção ao abismo ou parar o TGV na fronteira...
Abraço,
At 12:26 da tarde, Unknown said…
Ricardo,
O problema basico é que os politicos portugueses têm por princípio nunca hostilizar Espanha.
O problema começou ainda durante a longa noite cavaquista quando Espanha negociou o TVG Madrid-Sevilha e, por arrasto o TGV para toda a península ibérica sem dizer nada ao governo português e o bronco do Cavaco aceitou e calou.
Depois no tempo do Guterres o governo português ainda teve alguns laivos de autonomia. Apresentou um plano muito aceitável embora do desagrado de Espanha.
Ouviram-se logo uma data de vozes a protestar. Como o plano previa que a ligação do Porto a Madrid ficasse pronta dois anos depois da de Lisboa Ludgeros e outros lá do Norte desataram logo a ganir de que o Porto ficava prejudicado.
Mas quando os espanhois apresentaram ao Durão um plano que trama o Porto e que o Durão aceitou, nem uma voz se levantou.
A Espanha é um problema para Portugal e o poder que a Espanha tem cá permite-lhe ter sempre uma cambada de sabujos a defendê-la.
Quer o queiramos quer não temos de admitir que a adesão de portugal e Espanha à CEE/CE/UE tramou-nos completamente.
A continuarmos assim, indefessos como estamos, o país está condenado a desaparecer e a tornar-se uma das mais pobres regiões de Espanha.
Um abraço,
At 1:05 da tarde, Ricardo said…
Raio,
A tua lógica é coerente e chama a atenção para problemas pertinentes mas quando chega à UE eu perco-me completamente. Nunca percebo como não te faz confusão saltares tantos passos para chegares às conclusões que já estão impressas na tua mente.
A conclusão do teu comentário é uma deriva completamente fora de contexto com o objectivo de culpar, uma vez mais, a UE pelos nossos males.
Eu repito a resposta que dei ao anónimo. Aqui ninguém pode impor linhas ou então que as acabem na fronteira. Mas o contrário também é válido. E como os espanhois também não querem as nossas opções temos que alcançar compromissos que não vão agradar nenhuma das partes a 100%.
O problema que chamo à atenção é que a nossa negociação tem sido fragilizada pela nossa falta de profissionalismo. Os governantes vão mudando e continuamos sem uma estratégia negocial. Não nos definimos nos trajectos, nos percursos, no tipo de transporte (passageiros ou misto), nos custos, entre outros. E quanto mais hesitamos mais força negocial vamos perder...
Abraço,
At 8:48 da manhã, Anónimo said…
Olá!
Eu ainda estou à espera que alguém me explique o investimento no TGV.
Será desta?
Abraços
At 2:38 da tarde, Ricardo said…
TNT,
Eu também estou à espera. Já é hora de nos definirmos para podermos analisar a obra não teoricamente mas baseado em estudos concretos.
Abraço,
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