Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

domingo, novembro 13, 2005

617. Em DVD: L’Auberge Espagnole (A Residência Espanhola)



Realizador: Cédric Klapisch
Elenco: Romain Duris, Kelly Reilly, Audrey Tautou, Cécile De France, Kevin Bishop, Judith Godrèche

Era inevitável! Depois de assistir a “Les Poupées Russes” na sala de cinema não resisti à promoção da Fnac e comprei o filme que deu início às aventuras deste grupo de amigos. Assistir primeiro à continuação dum filme tem algumas vantagens – consegui analisar as “Bonecas Russas” com mais independência e como obra isolada – mas também tem desvantagens – perdi o impacto da novidade ao assistir à “Residência Espanhola”.



A “Residência Espanhola” está mais bem conseguido, no seu todo, do que as “Bonecas Russas” porque não está tão centrado numa personagem como acontece com a de Romain Duris no segundo filme. Se a temática dominante deste filme é a amizade num contexto cosmopolita já no segundo filme pouco sobra da química entre os amigos. As Bonecas Russas continua a ser um filme com um toque cosmopolita mas não há a conquista da interacção entre as culturas porque, no passado, as culturas já tinham entrado em choque e só sobra uma amizade mais madura e distante. A vida tem fases distintas e a partir de certa altura as amizades deixam de ser o centro da vida e começa a haver um maior foco em encontrar alguém que esteja constantemente do nosso lado porque o ritmo da vida a mais não permite.

O contexto do filme – Erasmus, Barcelona, a descoberta do amor e da amizade – permitiu uma lufada de ar fresco no tipo de cinema que é feito na Europa. Aqui não há lugar a elitismos intelectuais porque perceberam que a cultura que cada um tem advém das suas experiências de vida e não de frases intelectualmente pomposas. Eu consigo rever-me nos diálogos dos dois filmes o que não acontece em muitos filmes europeus. E fica aqui a prova que é possível fazer cinema inteligente e, ao mesmo tempo, comercial e divertido. E, no fundo, daqui pode surgir um filão de boas ideias porque as diferenças culturais na Europa podem fazer emergir de forma natural temas e interacções interessantes.

Síntese da Opinião: Interessante, divertido e realista!