Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, março 04, 2006

802. Sala de Cinema: North Country


Charlize Theron em North Country

Realizador: Niki Caro
Elenco: Charlize Theron, Frances McDormand, Sean Bean, Woody Harrelson, Sissy Spacek

Nota: Este texto contém spoilers. Quem não quiser conhecer pormenores do final do filme não leia a parte assinalada como spoiler na crítica.

North Country conta a história da primeira acção judicial – não sei bem como traduzir isto – colectiva duma classe (class/ gender action). O filme é baseado no livro "Class Action: The Story of Lois Jenson and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law" e, aparentemente, este caso foi fulcral para a protecção das mulheres no local de trabalho.

O filme é, acima de tudo, eficaz. Conta de forma crua a violência física e psicológica que um grupo de mulheres passa numa mina povoada de homens que se sentem ameaçados pela entrada das mulheres nesta profissão. O filme vive das interpretações – tanto Charlize Theron como Frances McDormand são excelentes actrizes – mas é, como filme, previsível. Não basta, num filme, contar uma história importante com eficácia porque, para isso, faz-se um documentário. Faltou ao filme que a parte ficcionada fosse mais intensa e interessante. Mesmo assim consegue transmitir uma certa ambiguidade nas personagens o que torna impede o filme de ser completamente banal.

(Cuidado: Spoilers)

Apesar de não estar perante um mau filme considero que este tem uma estrutura muito tradicional. É que além de previsível – começa numa sala de tribunal, descreve os acontecimentos – cai no lugar comum das apoteoses em sala de tribunal. Não há nada que me irrite mais do que um advogado a imitar a cena entre Tom Cruise e Jack Nicholson e depois a sala, sem negociação, render-se à heroína e ao seu advogado.

(Fim Spoilers)

Síntese da Opinião: Um filme com uma estrutura muito previsível. Salvam-se as interpretações e a ambiguidade de algumas personagens.

Memórias do Filho do 25 de Abril: Sétima Arte (todos os textos deste blogue sobre cinema)

Technorati Tags: , , ,