Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

quarta-feira, dezembro 13, 2006

943. Diário de Viagem (12)

Dia 12: Innsbrück

Finalmente ganhei coragem para experimentar o vinho quente (vin brulé). A bebida, como o nome indica, consiste em vinho aquecido e nota-se que contém especiarias. É servido numa caneca. Estava reticente porque o conceito de vinho quente näo me convencia mas garanto que aquece as entranhas de forma agradável. Näo há Mercado de Natal na Áustria, Innsbrück incluído, que näo sirva esta bebida.

Foi uma verdadeira aventura para chegar ao local que queria visitar hoje: Zugspitze (2962 metros acima do nível do mar), o ponto mais alto da Alemanha. Com sorte à mistura - diria até que muita sorte tal o número de atrasos e incidentes que aconteceram - consegui apanhar os comboios e o teleférico que me levaram ao topo da montanha. Como curiosidade o comboio que nos leva ao teleférico entra num túnel com 4,8 km e durante esse percurso sobe dos 8oo metros aos 3130 metros, descendo novamente até à base do teleférico.

O Zugspitze é o local ideal para ter uma vista panoramica sobre a cadeia montanhosa que cruza aquela regiao da Áustria e a Baviera (aliás, no topo da montanha podemos escolher se almocamos na Alemanha ou na Áustria - o cume pertence à Alemanha). Inesquecível!

Nesta altitude, apesar do frio intenso, é muito fácil apanhar um escaldao e é necessário ir preparado com óculos de sol especiais, protector solar e protector para os lábios - objectos que descurei para mal dos meus pecados.

Comtemplei a vista por longos períodos, abstraído de tudo. É, ao mesmo tempo, tranquilo e arrebatador. Depois desci por outro percurso, também de teleférico, para Eibsee - a visita ao lago é obrigatória para quem faz este percurso.

Quanto a Innsbrück tenho a dizer que é uma cidade agradável mas näo monumental. Vale sobretudo por estar rodeada por montanhas o que, principalmente no Inverno, valoriza os passeios na cidade já que é impossível näo avistar as montanhas sobre os telhados, independentemente do lado para que estamos virados. Já percorri os principais espacos públicos da capital do Tirol e amanha espero visitar o interior de alguns museus/ monumentos...

Etiquetas: