Filho do 25 de Abril

A montanha pariu um rato - A coerência colocada à prova - A execução de Saddam Hussein - O Nosso Fado - "Dois perigos ameaçam incessantemente o mundo: a desordem e a ordem" Paul Valéry, "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa, salvar a humanidade", Almada Negreiros - "A mim já não me resta a menor esperança... tudo se move ao compasso do que encerra a pança...", Frida Kahlo

sábado, dezembro 31, 2005

687. Revisão do ano de 2005 neste blogue (4)



Agosto

- Neste mês deambulei por Viena, Bratislava e Budapeste. Tenho este cantinho com as ligações para as viagens e fotografias que fiz chamado Memórias do Filho do 25 de Abril: Viagens!

- A propósito dum livro de George Orwell, O Caminho para Wigan Pier houve uma série de textos sobre citações deste livro que geraram muita discussão: (1) (2) (3) (4)

Setembro

- Um dos textos que mais gostei de escrever neste mês foi este sobre a Globalização.

- O ambiente teve lugar de destaque neste mês mas sublinho a inauguração da linha amarela do Metro no Porto que revolucionou a minha mobilidade.

Outubro

- Mês de autárquicas! Insisti no tema de que temos os políticos que merecemos e que são o nosso reflexo e a imagem da nossa exigência.

Autárquicas 2005: A nossa responsabilidade

Autárquicas 2005

Repto para uma mudança de mentalidade!

- Escrevi também um artigo de fundo sobre a minha posição na discriminalização do aborto que é a minha posição após uma longa reflexão sobre o tema

Novembro e Dezembro

- Não vale a pena rever o passado recente. Nós últimos dois meses passei a colocar alguns dos meus posts no Canto Aberto e tenho escrito o Diário das Presidenciais! Mas não posso acabar o "resumo" do ano sem destacar uma das iniciativas basilares do blogue neste ano. Falo da troca de pontos de vista que tive com o Bruno, do blogue Bodegas sobre a Madeira. O conceito era simples e julgo que pioneiro na blogosfera nacional, ou seja, durante uma semana publicamos mais ou menos à mesma hora um texto representativo do nosso ponto de vista sobre um tema pré definido relacionado com a Madeira. Do contraste de opiniões resultou, do meu ponto de vista, uma interessante reflexão. Deixo aqui, para finalizar, as ligações aos meus textos que, por sua vez, têm uma ligação aos textos do Bruno:

Pontos de Vista - Madeira: Apresentação

Pontos de Vista - Madeira: Desenvolvimento socioeconómico

Pontos de Vista - Madeira: Liberdade de Imprensa

Pontos de Vista - Madeira: Qualidade da Democracia e Estilo da Governação

Pontos de Vista - Madeira: Estatuto Político-Administrativo das Autonomias

Pontos de Vista - Madeira: Perspectivas para o futuro

2 Comments:

  • At 8:51 da tarde, Blogger Bruno Gouveia Gonçalves said…

    Gostei muito da iniciativa. Espero poder voltar a participar numa semelhante no futuro!

    Grande abraço

     
  • At 1:09 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Já vi que o amigo Ricardo tb gosta de viagens. Ehh pah, tens que me dar aí umas dicas de Bratislava, tou a pensar dar lá uma saltadinha dentro em breve! Tá-se bem lá?

    Um abraço
    Max

     

Enviar um comentário

<< Home