(311) EOL
Uma das grandes falhas do nosso mercado interno é a falta de diversidade de lojas virtuais que permitam compras feitas pela internet a partir do conforto do lar. Por isso felicito a existência duma loja virtual como a EOL. Esta loja, sediada em Coimbra, pertence ao Grupo Enaco. Vem (ajudar a) suprir uma falha do nosso mercado, que tarda em aderir às novas formas de comércio.
A EOL tem uma interessante diversidade de Banda Desenhada, Filmes em DVD, Jogos e Miniaturas. Este é um mercado em expansão e vem competir com a forte concorrência de diversas lojas virtuais europeias. Eu raramente compro DVD´s em Portugal porque as lojas espanholas e inglesas têm preços competitivos (muitas vezes a menos de metade do preço) que compensam os custos de transporte para quem não se importa de ter legendas em inglês. Adicionalmente estas lojas europeias fazem entrega ao domicílio duma forma rápida e profissional, estando sempre dispostas a manter o cliente satisfeito quando alguma coisa corre mal.
A EOL tem formas de pagamento atractivos. O pagamento pode ser feito à cobrança ou através do MBNet (cartão de débito que gera um número de cartão de crédito que só pode ser utilizado numa transacção o que torna a compra segura). Permite o não pagamento de portes para encomendas superiores a 100 €. Garante a entrega em 48 horas a menos que o item não esteja disponível.
Eu, como consumidor, tenho beneficiado do mercado único para comprar este tipo de produtos na Europa a preços baixos e com alto nível de conforto e profissionalismo e, por isso, vejo com bons olhos o acordar das empresas portuguesas para esta nova realidade. Apesar de nunca ter encomendado nenhum produto pela EOL deixo uma nota positiva e um aviso às distribuidoras portuguesas. A nota positiva é a diversidade de produtos disponibilizados pela loja virtual, com uma grande variedade de filmes importados do resto do mundo além dos produtos que já encontramos em Portugal em qualquer loja da especialidade. Não posso deixar, porém, de fazer um aviso relativamente aos preços ainda pouco competitivos da loja virtual já que as nossas distribuidoras ainda não perceberam que a concorrência é cada vez mais global. Nos produtos que não são novidade é possível comprar a preços bastante mais baixos, por exemplo, em Espanha ou Inglaterra com os mesmos custos de transporte. Esta loja precisa de pressionar as distribuidoras a garantirem, como no resto da Europa, opções alargadas de promoções, principalmente nos produtos lançados há mais tempo. Fica o aviso e o desejo de boa sorte a esta iniciativa!
* Coloquei um link da loja na barra da direita! Visitem!